Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Interior de SP aprende a usar programas
Início do conteúdo da página
Pesquisas e dados

Abertas inscrições para oficina de auto-avaliação institucional em Vitória

  • Quinta-feira, 05 de maio de 2005, 15h20
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h01
Os coordenadores das comissões próprias de avaliação (CPAs) das instituições de ensino superior (IES) com menos de 500 alunos, dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, já podem fazer a inscrição para a oficina regional sobre auto-avaliação institucional que será realizada nos dias 16 e 17 deste mês, em Vitória (ES).

Promovida pela Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes) e pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC), a oficina, que é opcional, é dirigida às 249 IES com até 500 matrículas da região Sudeste, exceto as de São Paulo.

Ao promover as oficinas, a Conaes e o Inep têm como objetivos informar as CPAs sobre os princípios do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e abordar temas como a responsabilidade social das instituições, as fases da avaliação, a coleta de dados e a troca de experiências entre os membros das CPAs. Pelo calendário, devem participar das oficinas regionais faculdades integradas, faculdades isoladas, escolas e institutos de educação superior com até 500 alunos matriculados. Para esse grupo de IES, 31 de agosto é o prazo final para a entrega dos relatórios da avaliação interna.

Além de receber informações sobre o Sinaes, os coordenadores das CPAs das regiões Sul e Centro-Oeste vão participar de grupos de trabalho para tirar dúvidas sobre o processo de auto-avaliação e discutir temas como a coleta de dados, análise de informações e organização dos relatórios. O programa e a ficha de inscrição podem ser obtidos na página eletrônica do MEC e pelos telefones (61) 2104-6233 e 2104-6158. Para enviar a ficha de inscrição, as instituições podem utilizar o correio eletrônico conaes.semináO endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

Oficinas - A última oficina sobre auto-avaliação institucional será realizada nos dias 18 e 19 de maio, na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), para as 207 IES com até 500 alunos do estado de São Paulo. Segundo o presidente da Conaes, Hélgio Trindade, as oficinas realizadas em Salvador (BA), para as IES das regiões Norte e Nordeste, e em Curitiba (PR), para as regiões Sul e Centro-Oeste, tiveram a participação de 60% e 85% das instituições, respectivamente. Na sua avaliação, "esses números representam um sucesso das oficinas, pois muitas IES participam da auto-avaliação pela primeira vez".

Repórter: Ionice Lorenzoni
Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página