Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes devem ficar atentos a irregularidades em instituições
Início do conteúdo da página
Diversidade

Programa Educa Brasil está de cara nova

  • Quarta-feira, 20 de julho de 2005, 15h37
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h32

Quem visitou recentemente o Portal do Ministério da Educação percebeu mudanças no visual das páginas e na apresentação do programa Educa Brasil, da Rádio Educação. O programa semanal foi reformulado e ganhou novas trilhas e locuções.

“A mudança serviu para dar mais dinâmica para o programa e torná-lo mais nacional. Antes, estava com uma trilha muito regional, de música folclórica nordestina”, afirma Alexandra Fiori, coordenadora da rádio. O conteúdo também foi alterado. Até o mês passado, várias notícias eram veiculadas no mesmo programa, como se fosse um jornal, mas esse modelo foi substituído por uma matéria especial sobre um único tema, com mais entrevistas e tempo para desenvolver o assunto.

Produzido pela editoria de rádio do ministério, o Educa Brasil veicula, via Correios, três programas de cinco minutos todas as sextas-feiras para 720 emissoras brasileiras conveniadas com a Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abert). Os programas destacam as principais ações e campanhas do MEC na área de educação, em todos os níveis de ensino (educação infantil, educação básica e ensino superior).

Temas como a importância de dar continuidade à formação de professores da educação básica, ou como a sociedade pode participar e colaborar na fiscalização dos recursos federais repassados para as escolas, são debatidos e explicados por especialistas no programa. O Educa Brasil também abre espaço para ouvir comentários de estudantes, professores, diretores de escola e pais de alunos sobre as ações do governo, as inovações pedagógicas e as pesquisas científicas mais recentes.

Programas do MEC que estimulam a responsabilidade social, como o Escola Solidária, ou que combatam a violência, como o Escola Aberta, também têm espaço garantido na programação.  Recentemente, o Educa Brasil veiculou um programa sobre educação inclusiva e entrevistou dois alunos deficientes visuais que estudam em escolas de ensino regular do Rio de Janeiro. O objetivo é divulgar exemplos de casos reais que estão dando certo e, desse modo, melhorar a qualidade na educação.

A Rádio Educação conta com mais dois programas em sua página: Notícias da Educação, um boletim diário com matérias curtas e factuais, e a Rede de Comunicadores pela Educação, que cobre a educação básica e faz sugestões de pauta para a rede de comunicadores.

Os três programas são acessíveis pela internet e podem ser ouvidos de maneira bem simples. Basta clicar no pequeno alto-falante que está ao lado de cada notícia ou, no caso da rede, em cima da palavra áudio. Para ter acesso à página da rádio, entre no Portal MEC, clique na opção Comunicação, que está no centro da página, e depois na opção Rádio Educação, que está no menu ao lado esquerdo.

“Todos os dias fazemos a captação. As vinhetas são ótimas. Nós gostamos muito. Não há o que reclamar da qualidade do conteúdo”, afirma Marcos Antônio Salvador, coordenador da rádio Pinhal FM, de Santo Antonio do Pinhal (SP), especializada em notícias e campanhas educacionais e uma das 720 estações que transmitem os programas da Rádio Educação.

Repórter: Raquel Sá

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página