Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Xadrez nas Escolas será estendido a todo o País
Início do conteúdo da página
Diversidade

Mobilização Brasil mostra soluções das comunidades para problemas sociais

  • Segunda-feira, 26 de setembro de 2005, 12h29
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 13h31

O que uma comunidade pode fazer para resolver um problema social antigo que parece sem solução? Organizar e mobilizar as pessoas. É o que acontece em várias regiões e será mostrado, a partir de 1º de outubro, em emissoras públicas e educativas, com sinal transmitido pela TVE/Brasil (RJ), TV Cultura (SP) e afiliadas da Associação Brasileira das Emissoras Educativas e Culturais (Abepec), em todo o país.

Com veiculação aos sábados, às 8 horas, cada edição semanal do programa mostrará uma experiência que garante educação, renda, trabalho e melhoria da qualidade de vida. “A idéia é divulgar o conceito de tecnologia social: soluções simples que podem transformar a vida das pessoas”, diz Jacques Pena, presidente da Fundação Banco do Brasil.

Cisterna – O primeiro programa vai mostrar o esforço da ASA (Articulação no Semi-Árido Brasileiro), para combater o drama da falta de água. A partir da cisterna, moradores do semi-árido captam água da chuva para o período da seca. A cisterna é um poço construído ao lado da casa. Uma canaleta no telhado garante o escoamento da água durante a chuva.

A série terá 52 programas. Os primeiros abordarão extrativismo alternativo para fabricação de borracha e papel natural, na Amazônia; saneamento no campo e na cidade; alfabetização de adultos pelo Programa BB Educar, em comunidades quilombolas e de pescadores; além de coleta e processamento de materiais recicláveis, em Belo Horizonte e Brasília. (Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da TVE)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página