Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Base Nacional determina alfabetização até o segundo ano do ensino fundamental
Início do conteúdo da página
Diversidade

Brasil Alfabetizado ganha mapa completo na internet

  • Quinta-feira, 15 de dezembro de 2005, 14h56
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 11h37

A partir desta quinta-feira, 15, qualquer cidadão conectado à internet poderá conhecer em detalhes o programa de alfabetização de jovens e adultos do governo federal, o Brasil Alfabetizado. Informações como o número de pessoas em processo de alfabetização no país, número de entidades parceiras, número de alfabetizadores e o perfil de cada um dos participantes do programa vão estar disponíveis no mapa do Brasil Alfabetizado.

Os dados do mapa são extraídos do Sistema Brasil Alfabetizado (SBA), que reúne todas as informações de cadastro do programa desde sua criação, em 2003. O mapa possibilita, ainda, o acesso aos cadastros das turmas em funcionamento em todo o país. É possível fazer consultas em nível nacional, por região, estado e até município. Local, horário e dias de funcionamento das turmas, data de início e término das aulas, bem como nome dos alfabetizadores de cada turma são algumas das informações no mapa.

Com a publicação dos dados cadastrais e estatísticos do programa na internet, o Ministério da Educação pretende dar maior transparência às ações do Brasil Alfabetizado, um dos eixos de ação do MEC. “O Brasil Alfabetizado envolve um orçamento alto e grande mobilização popular. É interessante que as pessoas vejam como funciona”, afirma o secretário de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade, Ricardo Henriques. O mapa será útil, ainda, para fiscalização do programa. O acesso ao mapa do Brasil Alfabetizado é feito através da página eletrônica da Secad.

Repórter: Iara Bentes

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página