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Diversidade

Estudantes premiados abordam polêmicas das questões de gênero

  • Terça-feira, 05 de dezembro de 2006, 13h03
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 10h37

O 2º Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero será entregue aos vencedores nesta terça-feira, dia 5, às 17h, na Academia de Tênis, em Brasília. No mesmo local é realizado o seminário Diferentes Diferenças, promovido pela Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad/MEC). Os temas do concurso referem-se a questões de gênero, sobretudo às dificuldades das mulheres e a problemas como assédio moral, trabalho noturno e renda familiar.

No início da tarde, os vencedores apresentam as redações e artigos científicos premiados. É o caso de Juliana Melcop de Castro Schor, aluna do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Pernambuco, uma das vencedoras na categoria nacional de redação do ensino médio. Em seu texto, ela mostra o dilema de uma prostituta ao engravidar e as dificuldades pelas quais a personagem passou desde criança: “De pequena, lembro do sol. E das surras, da fome, dos gemidos. Dos sete irmãos, dos solos sem água, da viagem para o Sudeste em um caminhão. Lembro-me da falta de sonhos...”

Nara Moreira dos Santos, da Universidade Federal de Goiás, escreveu o artigo Parto Humanizado no SUS: uma Reflexão sobre Direitos Reprodutivos em Goiânia. Ela é uma das vencedoras na categoria estudante de graduação. Na de pós-graduação, Paula Pinhal de Carlos, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, mostra a perspectiva civil-constitucional das uniões homossexuais e seu reconhecimento como entidade familiar.

Vencedores — Cada categoria teve três vencedores nacionais. Na de ensino médio, os premiados da etapa por unidade da Federação ganharão um computador. Os da etapa nacional, um computador, impressora multifuncional e bolsa de iniciação científica júnior. Na categoria graduação, os vencedores receberão R$ 5 mil e, na de pós-graduação, R$ 10 mil. Nesta segunda edição, foram inscritos 1.284 redações de estudantes do ensino médio, regular e profissionalizante, 154 artigos científicos na categoria graduação e 207 na de pós-graduação.

O prêmio, que faz parte do Programa Mulher e Ciência, é uma parceria entre a Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres, o Ministério da Ciência e Tecnologia, o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Ministério da Educação, por meio da Secad e da Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), e do Fundo de Desenvolvimento das Nações Unidas para Mulher.

Súsan Faria

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
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