Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Nova página eletrônica oferece informações sobre o exame
Início do conteúdo da página
Educação ambiental

Jovens abrem hoje conferência nacional sobre o meio ambiente

  • Sexta-feira, 03 de abril de 2009, 13h54
  • Última atualização em Sexta-feira, 03 de abril de 2009, 13h54

Começa nesta sexta-feira, 3, a 3ª Conferência Nacional Infanto-Juvenil pelo Meio Ambiente: Vamos Cuidar do Brasil. O encontro será aberto às 19h, no Centro de Treinamento Educacional da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria (CNTI), em Luziânia, Goiás. A cerimônia será transmitida ao vivo pela TV MEC.


Todos os estados estarão representados por 670 estudantes, de 11 a 14 anos, eleitos para debater as mudanças ambientais globais. Durante a conferência, que vai até terça-feira, dia 7, estudantes, educadores e 70 observadores internacionais de 43 países discutirão a problemática e proporão ações imediatas.


Entre as atividades previstas para os cinco dias estão oficinas, vídeos, publicidade, comunidade virtual e rádio, entre outras. Todo o conteúdo produzido pelos jovens nas oficinas de vídeo e de mídia digital estará disponível na comunidade virtual Vamos Cuidar do Brasil, no portal EducaRede. Professores e estudantes poderão interagir e apresentar propostas para enfrentar a crise ambiental.   


Na terça-feira, 7, às 15h, o encontro será encerrado com uma caminhada pela Esplanada dos Ministérios. Ao final do trajeto, a Carta das Responsabilidades para o Enfrentamento das Mudanças Ambientais Globais, documento a ser elaborado pelos estudantes, será entregue a autoridades.


Mobilização — Desde o ano passado, os preparativos para essa terceira edição da conferência mobilizaram mais de 3,5 milhões de pessoas em todo o Brasil. Foram realizados encontros para debater os temas e para escolha dos representantes das escolas que levariam as propostas às etapas seguintes. “A conferência é voltada para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transformadora”, explica a coordenadora-geral de educação ambiental do Ministério da Educação, Rachel Trajber.


A conferência é promovida pelos ministérios da Educação e do Meio Ambiente. A primeira edição, realizada em 2003, envolveu 15.452 escolas e mobilizou 5.658.877 pessoas em 3.461 municípios. A segunda, nos anos letivos de 2005 e 2006, reuniu 3.801.055 pessoas em 2.865 municípios.

Hellen Falone

X
Fim do conteúdo da página