Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC recebe ministro da Educação de Bangladesh, Zakir Hossen
Início do conteúdo da página
Educação ambiental

TV Escola mexe com o imaginário brasileiro

  • Quarta-feira, 25 de janeiro de 2006, 09h58
  • Última atualização em Terça-feira, 29 de maio de 2007, 06h58

A TV Escola desta quinta-feira, 26, traz, no Salto para o Futuro, o programa Contos de Origem, da série A Narrativa na Literatura para Crianças e Jovens. A produção discute contos, fábulas, lendas, mitos, adivinhações, provérbios e histórias de assombração que povoaram e povoam o universo imaginário dos brasileiros. Procurou-se destacar, neste quarto programa da série, contos de origem, ou etiológicos, pelas possibilidades de trabalho que oferecem ao cotidiano da sala de aula. Às 19h, com reprise às 11h e 15h do dia seguinte.

Às 7h, 9h, 13h e 21h, cinco episódios da série Programa de Palavra, apresentado pelo professor Sérgio Nogueira Duarte, que esclarece dúvidas sobre a língua portuguesa. Às 17h e 17h15, É Tempo de Diversão, em que crianças mostram suas atividades de lazer na escola e os jogos que fazem parte de sua cultura.

Para as 12h, O Jovem no Ensino Médio, explica como uma troca de correspondência entre uma escola de Pernambuco e outra do Rio de Janeiro mostra as atividades realizadas pelos estudantes do ensino médio dessas duas realidades brasileiras. Às 16h e 23h, o episódio Os Arturos apresenta uma comunidade, na cidade de Contagem (MG), que preserva valores e tradições de seus antepassados e realiza uma das mais populares manifestações culturais banto-católicas: o Congado. O programa é comentado por professores de arte, antropologia e história. Para fechar a grade de programação, Pirâmides, Platão e a Bola de Futebol, às 20h, que relaciona a geometria das pirâmides do Egito, o aeroporto de Manchester, na Inglaterra, e o formato das bolas de futebol.

A TV Escola pode ser acessada pelos canais 27 (Sky), 237 (DirecTV) e 4 (Tecsat) e também por antena parabólica analógica e digital. As grades de programação estão disponíveis no portal do MEC. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página