Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais resultados do Encceja 2018 serão divulgados em fevereiro
Início do conteúdo da página
Literatura para Todos

Autores de 267 obras inscritas disputam prêmio de R$ 90 mil

  • Terça-feira, 15 de setembro de 2009, 16h29
  • Última atualização em Terça-feira, 15 de setembro de 2009, 17h49

Os escritores brasileiros e de países africanos de língua portuguesa que participaram este ano do concurso Literatura para Todos, do Ministério da Educação, saberão em dezembro se seus nomes farão parte da lista de autores selecionados. A premiação será feita em Belém, durante a Conferência Internacional de Jovens e Adultos, que acontece de 4 a 8 de dezembro.


A terceira edição do concurso Literatura para Todos recebeu 267 obras nas modalidades prosa (conto, novela ou crônica), poesia, perfil biográfico, dramaturgia e textos da tradição oral (em prosa ou em verso). Entre os concorrentes serão selecionados nove livros, sendo oito de escritores brasileiros e um de país africano, que dividirão o prêmio de R$ 90 mil, e uma obra receberá menção honrosa. Além do prêmio em dinheiro, os escritores terão suas obras reproduzidas e distribuídas pelo Ministério da Educação.


De acordo com Carmem Gatto, coordenadora de formação e leitura da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad), os livros da coleção Literatura para Todos 2009 serão distribuídos pelo Programa Nacional Biblioteca na Escola (PNBE). Isso significa, explica a coordenadora, que a coleção estará nas bibliotecas de todas as escolas de ensino fundamental das redes públicas de estados e municípios que oferecem educação de jovens e adultos e também nas turmas do programa Brasil Alfabetizado. O concurso promovido pela Secad tem o objetivo de criar obras literárias específicas para jovens com mais de 15 anos e adultos recém-alfabetizados.


Calendário – As obras que concorrem ao prêmio serão catalogadas, por gênero literário, pela Faculdade de Comunicação da Universidade de Brasília (UnB) e depois pré-selecionadas, segundo os critérios definidos no Edital nº 7/2009. Depois desse processo, a comissão julgadora, que será composta por quatro escritores e um especialista em educação de jovens e adultos, lerá os livros pré-selecionados e escolherá os nove ganhadores do prêmio e a obra que receberá a menção honrosa. A data prevista para divulgar os resultados é 14 de novembro.


Concurso - Criado em 2006, o concurso Literatura para Todos já selecionou 20 títulos nas edições de 2006 (dez) e de 2007/2008 (9) e mais um livro que recebeu menção honrosa. Desde 2008, a coleção integra o Programa Nacional de Biblioteca na Escola (PNBE) do Ministério da Educação.


Coleção 2006 - Cobras em compota (conto), de Ana Cristina Araújo Ayer de Oliveira; Entre as junturas dos ossos (poesia), de Vera Lúcia de Oliveira; Família composta (peça de teatro), de Domingos Pellegrini; Léo, o pardo (biografia), de Rinaldo Santos Teixeira; Madalena (novela), de Cristiane Dantas; Tubarão com faca nas costas (crônica), de Cezar Dias; Caravela - redescobrimentos (poesia), de Gabriel Bicalho; Batata cozida, mingau de cará (tradição oral), de Eloí Elizabete Bocheco; Cabelos molhados (conto), de Luis Pimentel; e Abraão e as frutas (poesia), de Luciana de Mendonça.


Coleção 2007/2008 - A fera do canavial (tradição oral), de Antonio Almir Mota; Pela voz do cordel (tradição oral), de Maria Augusta de Medeiros e César Tadeu Obeid; B.Léza?! Um africano que amava o Brasil (biografia), de Gláucia Aparecida Nogueira; Família contadeira de histórias (prosa, conto), de Stela Maris de Rezende; No atrito do corpo com o ar (poesia), de Sandra Jeane de Paula; Pé de alguma coisa pede outra (poesia), de Viviane Veiga Távora; Cobrador (prosa, novela), de Andréa Fátima dos Santos; Tem onça na casa do Zé (prosa, novela), de Isaura Daniel; Os secretos acrobatas (poesia), do africano José Luís Tavares, de Cabo Verde. O livro Via vária (poesia), de Iacyr Anderson Freitas, recebeu menção honrosa.

Ionice Lorenzoni

X
Fim do conteúdo da página