Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Educação profissional e tecnológica
Início do conteúdo da página
Proinfantil

Terceira etapa do programa reúne formadores em Brasília

  • Terça-feira, 26 de maio de 2009, 19h39
  • Última atualização em Terça-feira, 26 de maio de 2009, 19h39

Começou nesta terça-feira, 26, em Brasília, o Encontro de Professores Formadores e Articuladores Pedagógicos do Proinfantil. Essa é a terceira etapa do Programa de Formação Inicial para Professores em Exercício na Educação Infantil. O evento, que termina na sexta-feira, 29, reúne 210 profissionais, entre formadores e coordenadores de 18 estados.


Durante o encontro, os profissionais poderão participar de seis oficinas, oito minicursos e palestras sobre o tema. O objetivo é desenvolver estratégias para a ampliação do projeto, que possibilita a formação de professores na modalidade normal. Nesta fase, 12 mil profissionais que atuam em creches e pré-escolas da rede pública municipal e estadual e da rede privada sem fins lucrativos deverão ser beneficiados.


Professora da Agência Formadora de Uruaçu (GO), Rubia Rosa Guerra participa do Proinfantil desde 2005. Segundo ela, era comum encontrar no estado professores cursistas que chegaram apenas até a 3ª série do ensino fundamental, há mais de 20 anos. “Muitos eram profissionais da limpeza da escola que foram obrigados a assumir a função de professor. Precisamos dar formação a esses profissionais, dar-lhes condições de exercer o trabalho e não apenas mantê-los como cuidadores, porque era o que eles faziam”, diz Rubia.


A coordenadora do programa pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Patrícia Corsino, avalia que existe uma grande demanda por educação básica, mas a oferta é pequena. “Sabemos que precisamos desses educadores para mudar esse quadro. Contudo, eles necessitam de uma formação para se tornar profissionais da educação. Com o ProInfo ganhamos um professor habilitado, que sabe como atuar”, argumenta.


O programa – O Proinfantil é resultado de parceria entre as secretarias de Educação a Distância (Seed) e de Educação Básica (SEB), estados e municípios. Com ele, 9,5 mil profissionais da educação já receberam formação na modalidade normal. A meta é atender 32 mil professores. Os beneficiados recebem material específico para a educação a distância e participam de encontros presenciais. O curso, com duração de dois anos, permite ao professor obter informações, compartilhar conhecimentos e esclarecer dúvidas.

Assessoria de Imprensa da Seed

X
Fim do conteúdo da página