Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Weintraub quer dinheiro recuperado de corrupção na Petrobras investido em educação
Início do conteúdo da página
Educação tecnológica

Estudantes de química usam sucata para criar produtos

  • Terça-feira, 12 de maio de 2009, 11h54
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de maio de 2009, 11h54

Um grupo de estudantes do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba desenvolve um trabalho para a popularização do ensino de química. São sete alunos de licenciatura do Programa de Educação Tutorial (PET) do campus de João Pessoa. Eles promovem aulas externas e criam produtos com material alternativo.


João Batista, Liliane Rodrigues, Jacqueline Bueno, Evandro Ferreira, João Jarllys, Inakã Barreto e Yasmine Isis apresentaram experiências em escolas públicas de bairros periféricos de João Pessoa, acompanhados por um tutor, o professor Umberto Gomes Júnior. Uma delas, a criação de materiais para uso em laboratório com peças que costumam ser descartadas — uma forma de evitar o desperdício e baratear custos. A experiência do grupo será levada ao 1º Congresso Nacional de Educação Ambiental, em junho, na Universidade Federal da Paraíba.


Entre os materiais está um alambique feito com lâmpadas velhas e garrafas pet e um dispositivo para mistura de substâncias com motor de liquidificador. Na confecção das peças, os estudantes contam com o auxílio de alunos de outras áreas, como mecânica, e do setor de manutenção da instituição.

Assessoria de Imprensa da Setec

X
Fim do conteúdo da página