Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Evento discute formação de funcionários
Início do conteúdo da página
Institutos federais

Pró-reitores debatem em evento interação com as comunidades

  • Terça-feira, 12 de maio de 2009, 15h33
  • Última atualização em Terça-feira, 12 de maio de 2009, 15h34
Começou nesta terça-feira, 12, em Brasília, reunião do fórum de pró-reitores de extensão dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia. Eles discutem a função das extensões nos campi dos institutos e nas comunidades onde estão inseridos. A reunião será encerrada na quarta, 13.

Os institutos são um novo modelo de instituição de educação profissional, com campi espalhados pelo interior dos estados. “Temos que conhecer a realidade dos campi que compõem os institutos federais para identificar as demandas das pessoas que não estão na instituição”, explica a professora e coordenadora do Fórum, Carla Nogueira. A meta é fazer com que as demandas da comunidade inspirem as políticas educacionais de cada instituto.

As novas instituições nasceram com o compromisso de trazer desenvolvimento para suas regiões. A oferta de cursos, por exemplo, leva em consideração o arranjo produtivo local dos estados. O evento desta semana tem como foco a extensão acadêmica, área que, por definição, prevê o contato com a comunidade. Também serão discutidos indicadores acadêmicos, concepção e regulamentação da extensão, além do papel dos Pró-reitores de extensão.

Articulação - Um dos participantes do seminário, o secretário de articulação de políticas do Ministério de Desenvolvimento Social (MDS), Ronaldo Garcia, falará sobre a parceria entre o fórum e o MDS. A intenção é desenvolver um projeto de extensão que gere inclusão sócio-produtiva. O Fórum de pró-reitores de extensão se reúne sistematicamente desde 2006.

Ana Julia Silva de Souza
X
Fim do conteúdo da página