Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > FNDE antecipa repasse de R$ 67,9 milhões da quarta parcela do transporte escolar
Início do conteúdo da página
Educação profissional

Projeto ecológico leva alunos goianos a evento internacional

  • Sexta-feira, 04 de março de 2011, 16h16
  • Última atualização em Sexta-feira, 04 de março de 2011, 16h16
O Instituto Federal Goiano vai levar o projeto O mundo não é um saco para a Olimpíada Internacional de Projetos Científicos e Ambientais (International Environmental Scientific Project Olympiad, Inespo), que será realizada entre os dias 25 e 30 de abril, em Amsterdã, Holanda. A iniciativa é de alunos e professores do curso técnico em meio ambiente do Campus Ceres e consiste no incentivo ao uso de sacolas ecológicas de algodão cru, estampadas com o slogan do projeto.

Com a aprovação na Inespo, o trabalho da turma agora também é conhecido como The world is not packing e os produtos serão feitos em mais três idiomas, além do português: inglês, francês e neerlandês (holandês).

Outra novidade que a equipe quer levar para a olimpíada são sacolas confeccionadas em tecido pet. “Além de mais baratas, são mais ecologicamente corretas”, destaca a orientadora do trabalho, Maria do Socorro Nascimento.

O mundo não é um saco foi o único projeto de Goiás selecionado para o evento na Holanda. Também vão à Inespo 2011 trabalhos do Colégio Liceu Estadual de Maracanaú (Ceará), Escola Técnica Estadual Getúlio Vargas (São Paulo) e Instituto Federal Fluminense (Rio de Janeiro).

Concurso – Antes da produção das primeiras sacolas ecológicas, a turma responsável pelo projeto organizou um concurso no âmbito de todo o Instituto Federal Goiano para a escolha da logomarca. Depois, elas foram comercializadas nos municípios goianos de Ceres e Rialma.

Segundo a orientadora do projeto, se a comunidade desses municípios adotar a sacola, cerca de 40 milhões de sacos plásticos convencionais serão retirados do meio ambiente. Os recursos obtidos com a venda se revertem na produção de mais sacolas e na inscrição do projeto em novos eventos.

As sacolas do projeto já foram expostas na 25ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec). O evento foi realizado entre 19 e 22 de outubro de 2010, na cidade de Novo Hamburgo (RS).

Assessoria de imprensa do Instituto Federal Goiano
X
Fim do conteúdo da página