Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > FNDE realiza capacitação em Luziânia
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Cefet-PR desenvolve Programa de Ergodesign

  • Segunda-feira, 02 de maio de 2005, 08h57
  • Última atualização em Quinta-feira, 10 de maio de 2007, 13h08

A adaptação de equipamentos para a reabilitação dos portadores de deficiência é o objetivo do Programa de Ergodesign Aplicado à Tecnologia Assistida, desenvolvido pelo Centro Federal de Educação Tecnológica do Paraná (Cefet-PR). Criado há três meses, o programa desenvolve projetos voltados para a produção de equipamentos como cadeira de rodas, muletas e mobiliário adaptados para pessoas com deficiência.

Coordenado pela professora Sandra Sueli Mallin, os trabalhos são destinados a todos aqueles que possuem uma necessidade especial: crianças, idosos, gestantes e pessoas que usam, temporariamente, equipamentos de apoio. "Nossa preocupação é adequar produtos visando à independência ou autonomia dos usuários", explica a professora.

Atualmente, o programa atende quatro equipes de alunos que elaboram projetos de graduação, dois hotéis tecnológicos (projetos de empresa empreendedora) e quatro estagiários. Entre os trabalhos que estão em andamento, destacam-se um manual de acessibilidade para a terceira idade e um mobiliário para um asilo de Curitiba (PR). "O objetivo é aprimorar e criar produtos que sejam utilizados pela comunidade", afirma Sandra.

A cada seis meses, são aceitos novos estudantes interessados em desenvolver projetos de inovação tecnológica. Os trabalhos devem ser concluídos em 11 meses a partir da aprovação da proposta apresentada pelos alunos.

Inovação - O Programa de Ergodesign Aplicado à Tecnologia Assistida foi implementado a partir do mestrado em inovação tecnológica da professora Sandra Mallin. Com a pesquisa, ela ganhou o Prêmio Paranaense de Ciência e Tecnologia em 1998 e decidiu ampliar os estudos voltados para a tecnologia assistida.

Repórter: Flavia Nery

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página