Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
10º Connepi

Congresso começa com debates sobre metas do PNE e expansão da educação profissional e tecnológica

  • Terça-feira, 01 de dezembro de 2015, 19h05
  • Última atualização em Terça-feira, 01 de dezembro de 2015, 19h05

Indígenas Huni-quin, da aldeia Pinoia, de Tarauacá (AC) fazem apresentação na abertura do congresso (Foto: Keyla Gama/Ifac)Rio Branco - As metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, na última década, foram temas de destaque durante a cerimônia de abertura do 10º Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi), na noite desta segunda-feira, 30, em Rio Branco, no Acre.
A solenidade contou com a presença da reitora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre (Ifac), Rosana Cavalcante dos Santos, do governador do Acre, Sebastião Viana, e do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  

Rosana Cavalcante destacou a importância da agenda de governo, que, a partir de 2003, promoveu a valorização do ensino com a criação dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia no ano de 2008. “A expansão foi o que possibilitou ao estado do Acre a implantação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Acre. Além de formar profissionais, temos a missão de promover o diálogo das atividades de ensino e pesquisa com o setor produtivo. É um projeto estruturante para o Brasil”.

Para Marcelo Feres, secretário de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação, a capilaridade dos institutos federais, presentes em quase 80% das microrregiões brasileiras, possibilitou a inserção de jovens e trabalhadores em um universo que antes era restrito. “Essa ação possibilitou ao jovem mudar a capacidade de sonhar. Hoje, muitos estudantes têm acesso à formação em nível técnico ou superior em sua localidade.” Para Feres, o Connepi é uma rica oportunidade para a integração e o intercâmbio de ideais entre professores, pesquisadores e estudantes.

Para o ex-presidente Lula, a educação é o vetor capaz de promover o “salto de qualidade” brasileiro. “Nossas pesquisas devem focar na resolução de problemas que reflitam na melhoria de qualidade de vida das pessoas, no aumento da produtividade e da competitividade do país. Esse é o caminho para o desenvolvimento”, disse.

O ex-presidente destaca que iniciativas como a expansão da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) possibilitaram a ampliação das vagas gratuitas em cursos técnicos de nível médio e superior, promovendo desenvolvimento social e econômico.

Connepi - Iniciado em 2006, o Congresso Norte-Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) é um evento voltado à divulgação, promoção e fortalecimento das atividades de pesquisa, inovação, desenvolvimento e extensão tecnológica, realizado no âmbito das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. O evento é uma iniciativa das instituições que integram a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Também participam pesquisadores de instituições de ensino, pesquisa e extensão, empresas e indústrias.

Este ano, o Ifac é a instituição organizadora do congresso, que tem periodicidade anual. Já sediaram o evento os institutos federais do Rio Grande do Norte (2006), da Paraíba (2007), do Ceará (2008), do Pará (2009), de Alagoas (2010), do Rio Grande do Norte e Sergipe (2011), de Tocantins (2012), da Bahia e Baiano (2013) e do Maranhão (2014).

Acesse a programação na página do Congresso

Assessoria de Comunicação Social, com informações da Setec

X
Fim do conteúdo da página