Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Pisa 2018 revela baixo desempenho escolar em Leitura, Matemática e Ciências no Brasil
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

MEC criará centros de excelência em educação profissional

  • Quinta-feira, 15 de março de 2007, 11h47
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de maio de 2007, 05h54

A educação profissional também será beneficiada pelas medidas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), apresentado quinta-feira, 15, pelo ministro Fernando Haddad. A principal ação será a criação dos Institutos Federais de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Ifets), que funcionarão como centros de excelência na formação e qualificação de profissionais para diversos segmentos da economia, inclusive professores da educação básica.

A intenção é selecionar cidades-pólo para instalar unidades desse novo instituto. Com isso, pretende-se suprir necessidades regionais, como a falta de professores de física, química e biologia e a falta de profissionais para os arranjos produtivos locais.

Tecnologias — A educação profissional técnica de nível médio será fomentada por tecnologias de educação a distância. De acordo com o ministro, há uma série de possibilidades para isso, que não exigem a construção de laboratórios sofisticados. “Instalando laboratórios de informática em todas as escolas de ensino médio, aquelas que estiverem conectadas à internet vão participar de um programa de formação profissional a distância, que será ministrado pelas nossas escolas técnicas. Tanto quanto as universidades, elas acumularam conhecimento nessa área”, explica o ministro.

O edital para o programa da educação a distância profissionalizante deverá ser lançado em 2007, para o ínicio dos cursos em 2008. O programa beneficiará cerca de 100 mil jovens por ano. A carga horária dos cursos será definida de acordo com o projeto de cada instituição.

Cíntia Caldas

Republicada com correção de informações

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página