Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Filme aborda fórum que reuniu diversos países em Brasília
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Farinha de cupuaçu é novidade na 59ª SBPC

  • Segunda-feira, 09 de julho de 2007, 14h52
  • Última atualização em Terça-feira, 10 de julho de 2007, 15h51

Belém — A transformação da polpa do cupuaçu em farinha, pesquisa desenvolvida pela professora Ana Mena Barreto Bastos do Centro Federal de Educação Tecnológica do Amazonas (Cefet-AM) chama a atenção de quem passa pelo estande do Ministério da Educação na 59ª reunião anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), que ocorre em Belém, até sexta-feira, 13.

Ana Bastos, que pesquisou as possibilidades de uso alimentar do cupuaçu, fruta típica da Amazônia, mostra que a transformação agrega valores porque facilita a conservação, o transporte e a possibilidade de dispor da fruta todo o ano, já que a colheita é sazonal. Além do cupuaçu, são objetos de pesquisa o tucumã, graviola, mamão e manga e os resultados são semelhantes ao do cupuaçu. As farinhas podem ser utilizadas na fabricação de bolos, pudins, tortas, biscoitos e também podem ser dissolvidas em água para fazer sucos.

A 59ª SBPC apresenta trabalhos e resultados de pesquisas de diversas instituições que contribuem para o conhecimento científico das potencialidades da região Norte e do Brasil. O tema da reunião deste ano é Amazônia: desafio nacional.

Assessoria de Imprensa da Setec/MEC

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página