Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Presidente Lula entrega campi de universidades e institutos federais
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Escola de Fábrica: formação em cinema

  • Sexta-feira, 27 de julho de 2007, 09h25
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de julho de 2007, 14h52

Paixão pelo cinema é o tema da aula inaugural do programa Escola de Fábrica na segunda-feira, dia 30, às 13h, no bairro da Lapa (Centro), Rio de Janeiro. Cerca de 60 alunos terão formação técnica em audiovisual, em quatro turmas — cenotécnico (16 vagas), maquinista e eletricista (16), técnico em som direto (15) e cameraman (14). O cineasta Walter Lima Júnior fará a apresentação e ministrará a aula inaugural.

A gestora do programa é a organização não-governamental Titânia – Educação, Arte, Cultura e Meio-Ambiente, que conta com o apoio da unidade formadora Arcos Digital Filmes. Apesar de as quatro formações estarem ligadas à área de audiovisual, elas são distintas. O cenotécnico é o profissional que executa e monta os cenários; o maquinista monta as gruas e os trilhos das câmeras; o eletricista tem sob sua responsabilidade a iluminação no set de gravação; o técnico em som direto capta a fala dos personagens dentro do set; o cameraman faz as gravações no estúdio de filmagem.

As aulas práticas e teóricas serão realizadas na Arco Digital Filmes. O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-Química) de Nilópolis, Rio de Janeiro, será a unidade certificadora do programa. As atividades vão de 30 de julho próximo a 31 de janeiro de 2008. “Depois de muito trabalho, estamos ansiosos pela aula inaugural, na qual Walter Lima Júnior fará uma apresentação sobre a paixão pelo cinema”, diz o coordenador das turmas, Beto Moreira. Segundo ele, o conteúdo das aulas é uma “pérola”, elaborada pelos melhores profissionais da área.

Mais informações pelo telefone (21) 2285-0484.

Sophia Gebrim

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página