Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novos conselheiros elegem José Fernandes para a presidência
Início do conteúdo da página
Combate ao coronavírus

IFMT realiza manutenção de respiradores artificiais

  • Quinta-feira, 09 de abril de 2020, 19h07
  • Última atualização em Sexta-feira, 10 de abril de 2020, 08h42

O campus Cuiabá do Instituto Federal do Mato Grosso (IFMT) está realizando a manutenção de respiradores artificiais da rede pública de saúde. O equipamento é essencial para o tratamento de pessoas em situação mais grave de saúde em razão do novo coronavírus.

Na última sexta-feira, 3 de abril, o campus recebeu 17 respiradores para efetuar manutenção. Os equipamentos são do hospital filantrópico Santa Helena, que atende pacientes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Cuiabá.

“Fizemos a esterilização básica dos respiradores. Agora, vamos revisar todo o sistema eletrônico e mecânico para que voltem a funcionar o mais rápido possível”, explicou o diretor-geral do campus e professor de eletrônica da unidade, Cristovam Albano da Silva. Ele também é coordenador do projeto, que foi criado pelo professor Luís Carlos do Nascimento.

A iniciativa é parte do projeto “Oficina do Bem”, que reúne professores, alunos e ex-alunos voluntários. Eles fazem ou fizeram cursos de eletroeletrônica, técnico em eletroeletrônica e engenharia de controle e automação, por exemplo. “Tem sido uma reunião de gerações muito gratificante”, afirma Cristovam.

A iniciativa foi consolidada como projeto de extensão do campus. Dessa forma, apesar de as mentes que realizam o trabalho serem voluntárias, o IFMT está destinando recursos para a compra de equipamentos e insumos, como ferramentas para a realização dos trabalhos.

Para o reitor do IFMT, Willian Silva de Paulo, as ações para ajudar no combate ao novo coronavírus mostra o papel do instituto na sociedade. “É uma ação de extensão humana. Ressalta o papel do servidor público para com a sociedade, por meio da ação dos projetos de extensão. Estamos unidos pela saúde e bem-estar da população”, afirma.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFMT

 

Assunto(s): MEC , IFMT , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página