Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Ação pioneira revela que problemas de visão são comuns entre estudantes
Início do conteúdo da página
Combate ao coronavírus

IFTO produz 20 mil litros de gel sanitizante de álcool etílico

  • Segunda-feira, 27 de abril de 2020, 16h26
  • Última atualização em Terça-feira, 28 de abril de 2020, 13h44

Iniciativa contou com recursos previstos em medida provisória para enfrentamento à Covid-19

O Instituto Federal do Tocantins (IFTO) está trabalhando na produção de 20 mil litros de gel sanitizante de álcool etílico. O projeto foi viabilizado por meio de um repasse de R$ 150 mil reais da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do Ministério da Educação. Ao todo, serão fabricados 20 mil frascos de 500 miligramas e dois mil frascos de 5 litros.

O item será distribuído gratuitamente a Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Tocantins para uso de profissionais da saúde e da comunidade em geral. A previsão do IFTO é que o produto fique pronto nos próximos 40 dias.

O gel sanitizante de álcool etílico apresenta uma textura intermediária entre o álcool líquido e o álcool em gel tradicional. A produção e a distribuição do produto vão seguir todos os procedimentos de segurança recomendados pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

"Neste momento tão difícil, o IFTO cumpre seu papel social com servidores e estudantes das mais diversas áreas utilizando do conhecimento técnico-científico, para atender demandas urgentes da sociedade", destaca o professor Luís Henrique Bembo, coordenador do projeto.

A Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Propi) do instituto atua como parceira na coordenação da iniciativa. Até o momento, cinco unidades do IFTO estão envolvidas, diretamente, nessa ação, são elas: Araguaína, Araguatins, Gurupi, Palmas e Paraíso do Tocantins.

Investimento – O IFTO é uma das instituições beneficiadas com repasse do MEC para o enfrentamento da pandemia. A determinação foi publicada no Diário Oficial da União, no dia 2 de abril, por meio da Medida Provisória 942. O investimento total do ministério será de R$ 339,4 milhões, divididos entre universidades e institutos federais.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IFTO

Assunto(s): MEC , coronavírus
X
Fim do conteúdo da página