Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Prazo de adesão deve ser firmado até 15 de maio
Início do conteúdo da página
Educação e coronavírus

Instituto Federal Baiano divulga mapeamento diário de casos de coronavírus

  • Terça-feira, 05 de maio de 2020, 16h29
  • Última atualização em Quarta-feira, 06 de maio de 2020, 13h42

Iniciativa visa facilitar o acesso aos dados oficiais e antecipar ações de combate à pandemia

O Grupo de Estudos Geografia dos Territórios e Espaços Rurais (Geoter) do Instituto Federal Baiano (IF Baiano) desenvolveu um mapa de monitoramento de casos de coronavírus registrados na Bahia. Com o objetivo de facilitar o acesso aos dados oficiais gerados pelo governo e antecipar ações de combate à pandemia, o levantamento é realizado e divulgado diariamente nas redes sociais do grupo.

Formado por docentes e estudantes do curso de licenciatura em Geografia, o Geoter tem produzido mapas diários desde abril. O levantamento é realizado a partir dos boletins epidemiológicos divulgados diariamente pela Secretaria da Saúde do Estado da Bahia.

Confira o levantamento do IF Baiano (link).

“A partir daí, filtramos as informações consideradas relevantes para divulgação, como municípios com casos confirmados, faixa etária mais acometida, número de óbitos. Posteriormente, alimentamos um software livre de mapeamento para elaboração dos mapas”, explica o mestre em geografia, professor do instituto e integrante do Geoter, Leonardo Teixeira.

De acordo com o professor, o objetivo é demonstrar, por meio da localização dos casos confirmados, o comportamento da doença no estado, e identificar quais são as regiões mais afetadas. Ele também acredita que a ação pode contribuir para que as pessoas estejam bem informadas e possam encarar as recomendações das autoridades de saúde com mais seriedade. Em um próximo passo, o grupo pretende elaborar análises sobre os impactos socioeconômicos gerados pela pandemia e prognósticos que poderiam ser utilizados por gestores municipais.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do IF Baiano

Assunto(s): MEC , coronavírus , IFBaiano
X
Fim do conteúdo da página