Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep divulga gabarito do Encceja 2019
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Países discutem avanços científicos

  • Quinta-feira, 13 de setembro de 2007, 13h28
  • Última atualização em Quinta-feira, 13 de setembro de 2007, 15h05

São Paulo — Os 13 países participantes do 2º Seminário de Consórcios de Bibliotecas Ítalo-Ibero-Latino-Americanas (CBIILA) decidiram intensificar as ações conjuntas para a contratação de novas bases de dados de artigos científicos. O encontro, que termina nesta quinta-feira, 13, em São Paulo (SP), discute os avanços dos consórcios de periódicos científicos para o desenvolvimento da ciência, tecnologia e inovação dos países.

A coordenadora do Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC), Elenara Chaves, disse que existem iniciativas entre os países e isso contribui nas negociações com as editoras. Citou como exemplo a parceria com a Argentina. “Estamos em constante troca de informação principalmente sobre os detalhes dos contratos de aquisição de bases”, disse. Além disso, o Brasil adota uma postura de constante avaliação do serviço oferecido, do uso e dos valores investidos.

Os representantes da Itália, Espanha e Portugal afirmaram que podem contribuir na questão tecnológica. “Evoluímos em plataformas e softwares, além de modelos de estatísticas de uso”, disse a representante da Itália, Paola Gargiula. Para a coordenadora da Biblioteca Virtual do Centro de Documentação e Informação da Fapesp, Rosaly Fávero, pioneira no avanço da ciência da informação no país, a intenção é tornar o CBIILA um encontro de referência sobre o tema na América Latina. ”Com a contribuição da Itália, Espanha e Portugal, queremos que esta reunião seja reconhecida, a exemplo de encontros de consórcios que ocorrem nos Estados Unidos e Europa”, disse. Rosaly integra o Conselho Consultivo do Portal de Periódicos da Capes.

Entre as propostas do encontro estão a criação de grupos de trabalho para discutir questões específicas relativas ao desenvolvimento da coleção de periódicos, a contratação dos conteúdos adquiridos pelos países e os dados estatísticos de utilização desse material. Uma nova reunião está prevista para a primeira semana de março de 2008, em Bogotá, Colômbia.

Adriane Cunha

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página