Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estados têm até três horas de diferença com relação a Brasília
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Semana nacional de ciência atrai visitantes

  • Quinta-feira, 04 de outubro de 2007, 06h23
  • Última atualização em Quinta-feira, 04 de outubro de 2007, 14h21

Cerca de seis mil pessoas devem visitar, até o próximo domingo, 7, o estande da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), na quarta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, que teve início na última segunda feira, 1º, é organizado pelo Ministério da Ciência e Tecnologia.

O espaço, criado com objetivo de divulgar as ações desenvolvidas pela secretaria, tem atraído um grande número de pessoas, interessadas em conhecer de perto experiências de aplicação da tecnologia na educação. No local, os visitantes têm a oportunidade de assistir a vídeos educativos produzidos pela TV Escola e aos conteúdos digitais desenvolvidos pela Rede Internacional Virtual de Educação (Rived).

Outro grande atrativo do estande é o 'aquário tecnológico', onde o público tem a oportunidade de interagir com ferramentas digitais de educação, a exemplo dos microcomputadores distribuídos em escolas públicas das redes municipal e estadual, por meio do Programa Nacional de Informática na Educação (ProInfo) e dos protótipos do Projeto Um Computador por Aluno (UCA), que vêm sendo testados experimentalmente em escolas de cinco cidades brasileiras — Piraí (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (RS), Palmas (TO) e Brasília (DF).

Depois de utilizar pela primeira vez um dos modelos testados, a estudante Yasmin Luíza Araújo, de 11 anos, que cursa a 5ª série numa escola da rede particular de Brasília, aprovou o equipamento. “Isso é paera usar na aula? Achei muito interessante, eu acho que seria mais divertido estudar assim”, disse, empolgada. Ao seu lado, a mãe da estudante, a pesquisadora de informática na educação Alessandra de Paula, fez coro aos elogios: “É a primeira vez que tenho contato com esses modelos e tive uma impressão muito boa. Os computadores móveis tornam a pesquisa bem mais fácil. Acredito que, se forem bem utilizados, podem dar bons resultados em sala de aula”, explicou.

Tema — Este ano, o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é Terra. A escolha levou em conta a convocação internacional, feita pela ONU, para que a questão global da Terra seja considerada tema prioritário para os anos de 2007 e 2008. O evento está sendo realizado no Conjunto Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios, e tem a participação de instituições de pesquisa, universidades, escolas, órgãos governamentais, ONGs e empresas dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal.

Assessoria de Imprensa da Seed

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página