Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estão abertas as inscrições para cursos técnicos gratuitos
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Curso de horticultura em cidade gaúcha

  • Quarta-feira, 14 de novembro de 2007, 09h39
  • Última atualização em Segunda-feira, 19 de novembro de 2007, 13h18

O Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) de Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul, abriu inscrições para ingresso em cursos técnicos, no Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade Educação de Jovens e Adultos (Proeja) e em cursos superiores de tecnologia. A escola , que atende a demanda regional da Serra Gaúcha, maior produtora de hortifrutigranjeiros do estado.

As propriedades rurais da região, em geral  familiares, obtêm alta rentabilidade com a atividade. O curso dará destaque especial à fruticultura, ao abordar desde as pequenas frutas que despontam no mercado, como o mirtilo, a amora e a framboesa, até as já tradicionais culturas, como uva, maçã, pêssego e laranja, e as culturas de clima tropical, como mamão, abacaxi e banana.

O curso também contempla paisagismo e cultivo de hortaliças (olericultura), de plantas medicinais e aromáticas e de flores (floricultura). O currículo abrange disciplinas da área de gestão e planejamento, solos, nutrição e sanidade vegetal, irrigação, cultivo protegido e hidropônico e pós-colheita, entre outras. O profissional formado estará preparado para atuar em todos os segmentos das cadeias produtivas da horticultura, desde as sementes e mudas até a conservação pós-colheita e a comercialização dos produtos.

A criação do curso atende a demanda por esse tipo de profissional num dos setores mais tecnificados da agropecuária — utiliza tecnologias como cultivo sem solo (hidroponia), fertirrigação, cultivo protegido (em estufas) e uso de insumos modernos. Os consumidores exigem cada vez mais qualidade nas frutas e hortaliças, especialmente quanto à segurança alimentar, e criam demandas quanto à produção integrada e à certificação dos produtos.

Com duração de três anos e aulas no período da manhã, de segunda a sexta-feira, o curso, gratuito, conta com corpo docente qualificado. A maioria dos professores tem mestrado ou doutorado.

Mais informações pelos telefones (54) 3455-3200, 3455-3207 e 3455-3210. As inscrições estão abertas até o dia 20 na página eletrônica do Cefet.

Assessoria de Imprensa do Cefet de Bento Gonçalves

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página