Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Como recuperar a senha do Enem 2017 para se inscrever no Sisu 2018
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Seminário sobre inclusão em Recife

  • Quarta-feira, 21 de novembro de 2007, 14h42
  • Última atualização em Quarta-feira, 21 de novembro de 2007, 16h25

Especialistas em inclusão de pessoas com necessidades especiais e educacionais se reúnem em Recife, de 21 a 23 de novembro, no Seminário Nordeste do TEC NEP, programa do Ministério da Educação que fomenta a educação inclusiva nas instituições federais de educação tecnológica.

Realizado no Hotel Jangadeiro e no Centro Federal de Educação Tecnológica de Pernambuco (Cefet-PE), o evento terá 200 participantes de todo o país. A programação prevê exposições, painéis, palestras, oficinas pedagógicas e apresentações culturais.

O destaque entre os palestrantes é o especialista em empregabilidade de pessoas com necessidades especiais, o consultor Romeu Kasumi Sassaki. Com vários livros publicados sobre o assunto, ele é referência nacional e internacional sobre o assunto. Sassaki já foi consultor do Unicef e do Ministério da Saúde.

Na programação cultural, destaca-se o músico David Valente, que tem os membros superiores atrofiados e toca teclados com os pés. Ele tem diversos CDs gravados, já participou da novela América e da minissérie Mad Maria, ambas da TV Globo.

Entre as oficinas do seminário, estão a de roupas com design inclusivo e a de construção de material didático tátil para geografia e física. Os alunos com necessidades especiais do Cefet-PE apresentarão o painel Fui Incluído na Rede Federal de Educação Tecnológica, e daí?, durante o qual será exibido um documentário onde eles são os protagonistas.

A Escola Agrícola Federal de Ceres, do estado de Goiás, apresentará uma experiência de equoterapia, do professor André Luiz Melo. Trata-se da reabilitação de pessoas com deficiências, como paralisia cerebral, por exemplo. A técnica consiste em exercícios quadridimensionais, realizados ao andar a cavalo, que estimulam o equilíbrio.

Assessoria de Imprensa do Cefet-PE

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página