Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Hora do Enem reprisa episódios com conteúdos recorrentes no Exame
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Ensino a distância no Pará

  • Sexta-feira, 23 de novembro de 2007, 08h45
  • Última atualização em Sexta-feira, 23 de novembro de 2007, 08h45

O Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará (Cefet-PA) implantou o sistema de educação a distância há dois anos. Essa modalidade de ensino hoje é veiculada pelo Núcleo de Educação Aberta e a Distância do Cefet-PA e passou a atender as necessidades da Universidade Aberta do Brasil (UAB), levando o ensino superior público aos municípios sem cursos superiores.

O Cefet atende 11 pólos da UAB no Pará, com 1.850 vagas, além de outros pólos em Roraima. Além da graduação, forma tutores para os cursos de aperfeiçoamento em educação especial, que serão desenvolvidos nas cidades de Goiânia (GO), Rio de Janeiro (RJ), Blumenau (SC), Governador Celso Ramos (SC), Araçariguama (SP) e Taboão da Serra (SP).

As tecnologias de informação e comunicação criam condições para o aumento da eficácia e da eficiência na educação. Por isso, os participantes dos cursos do Cefet-PA têm a sua disposição os serviços da Plataforma Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment). Trata-se do ambiente de aprendizagem mais utilizado no mundo inteiro, funcionando como a sala de aula dos alunos, com espaço para dúvidas, informes, questionamentos, tarefas, fóruns de discussão, bate-papo, correio eletrônico, exercícios e lições.

Outra plataforma para o ensino a distância é o Skype, programa que realiza ligações telefônicas, videoconferências e bate-papo sincronizados, por meio da internet. O Call Center (0800-7271307) oferece informações, esclarecimentos e tira as dúvidas dos alunos.

Protocolo – Em 30 de outubro de 2007, o Cefet assumiu a coordenação do Protocolo das Instituições de Ensino Superior do Pará, composto por universidades públicas e privadas do estado. O protocolo visa estabelecer ações comuns de cooperação para melhoria da qualidade do ensino, desenvolvimento e aprimoramento da pesquisa no Pará e na região amazônica.

Entre 26 e 28 de novembro, a nova coordenação realizará o 1º Encontro Paraense de Educação a Distância, em Belém, dirigido a prefeituras, educadores, alunos, profissionais, empresários e interessados. O encontro vai abrir um diálogo com a sociedade para ampliação e melhoria dos serviços de educação a distância e disseminar conhecimentos sobre novas tecnologias de informação e comunicação.

(Assessoria de Imprensa do Centro Federal de Educação Tecnológica do Pará)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página