Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Estudantes brasileiros ganham oito prêmios na maior feira escolar de ciências do mundo
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Exposição resgata brinquedos populares

  • Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 08h05
  • Última atualização em Segunda-feira, 03 de dezembro de 2007, 08h05

Cavalos de pau, andajás de madeira, carrapetas de cabaças, besta feita com pião, laço do rabo do galo. Essas e outras fazem parte da exposição de brinquedos tradicionais da cultura do Rio Grande do Norte, que vai até 10 de dezembro. A mostra, promovida pelo Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) do Rio Grande do Norte em parceria com o Ministério da Cultura, tem como objetivo resgatar brinquedos que eram utilizados por pais, avós e bisavós norte-rio-grandenses.

O acervo exposto é resultado de uma pesquisa realizada por técnicos do Cefet-RN em diversos municípios. Alguns brinquedos foram coletados junto à população e outros reconstituídos pelos pesquisadores, a partir de relatos. O acervo conta com brinquedos desaparecidos do mundo infantil atual, mas que carregam a história da cultura infantil do estado.

Durante a mostra, monitores e alunos do curso de lazer e qualidade de vida do centro, promovem oficinas de confecção de brinquedos e atividades que resgatam antigas brincadeiras, como jogar pião, brincar de peteca, andar com pé de lata e jogo das pedrinhas.

A exposição ocorre na pinacoteca do estado — antigo Palácio do Governo — e estará aberta à visitação das 8h às 12h e das 14h às 18h. O agendamento para visita de escolas e entidades pode ser feito pelo telefone (84) 4005-2639.

Marco Fraga, com informações da Assessoria de Imprensa do Cefet-RN

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página