Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação profissional e tecnológica

Mostra de projetos criativos no Maranhão

  • Quarta-feira, 05 de dezembro de 2007, 17h02
  • Última atualização em Terça-feira, 11 de dezembro de 2007, 10h34

São Luís – Embarcações artesanais, vinho de abacaxi, curso de espanhol para cegos e desenvolvimento da indústria pesqueira são alguns dos quase 100 projetos expostos na 2ª Jornada Nacional da Produção Científica em Educação Profissional e Tecnológica. O evento se estende até quinta-feira, 6, na capital do Maranhão.

Um curso promovido pelo estaleiro-escola, projeto da Universidade Virtual do Maranhão, formaAlunas do Cefet Maranhão expõem projeto da pesca na 2ª Jornada da Produção Científica (Júnior Duarte) carpinteiros navais voltados à construção de barcos. Além de embarcações sob encomenda, os alunos também fazem reformas. Durante a jornada, o público aprendeu técnicas e construiu miniaturas na oficina de apresentação do projeto. 

O vinho feito a partir do abacaxi vem do Rio Grande do Norte. O estado produz 100 milhões de frutos por ano, muitos deles descartados por estarem fora dos parâmetros exigidos na comercialização. A escola agrícola de Jundiaí utiliza o fruto descartado para a produção da bebida, que é produzida por fermentação alcoólica.

A turma do curso técnico em alimentos, do Centro Federal de Educação Tecnológica do Maranhão fez um estudo onde registrou que, apesar de o estado ter grande área propícia para cultivo de camarão, existem apenas 28 fazendas. “Falta tecnologia, investimento, conhecimento e apoio”, resume a aluna Ana Mendes, 15 anos.

O proyecto Allende desenvolve cursos de língua espanhola para pessoas com necessidades especiais. Ligado à Universidade Federal do Maranhão, foi criado no ano passado e já formou a primeira turma no módulo básico. Livros em braille, desenhos em relevo e objetos fazem parte do método de ensino desenvolvido pela professora Marinez Brito.

Felipe De Angelis

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página