Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > MEC lança Plano de Transformação Digital para quase 100 serviços públicos da pasta
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Acervo da UAB: novos livros em agosto

  • Quinta-feira, 08 de maio de 2008, 11h31
  • Última atualização em Segunda-feira, 12 de maio de 2008, 12h22

Boa Vista — O Ministério da Educação vai investir, este ano, R$ 27 milhões na aquisição de livros para os pólos da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O objetivo é complementar o acervo bibliográfico já existente nos 291 pólos de apoio presencial espalhados por todo o Brasil. As obras começarão a chegar aos municípios em agosto.

No 1° Encontro Regional de Coordenadores da UAB, em Boa Vista, o coordenador do programa, Celso Costa, ressaltou que este é o primeiro investimento do MEC em acervo bibliográfico da UAB. “Além de financiarmos o material didático, queremos garantir que os alunos tenham acesso a boas bibliotecas para complementarem seus estudos”, explicou. “Estamos fazendo um levantamento das necessidades bibliográficas de cada pólo e acreditamos que em agosto os livros já estejam nas bibliotecas.”

Costa destacou a importância de os coordenadores de pólos e instituições de educação superior estarem preparados para receber os livros e lembrou que a iniciativa vem se somar aos esforços das prefeituras, responsáveis pela infra-estrutura de cada pólo.

No encontro, a coordenadora do curso de gestão de projetos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Luisa Regina Pessoa, anunciou a doação de dois kits, com 80 livros cada um, específicos para área de saúde. “Vamos distribuir ao todo 160 livros de medicina, enfermagem, saúde pública e saúde coletiva nos 21 pólos que vão abrigar nossos cursos de especialização”, disse.

Destinado principalmente à formação de professores da rede pública, o sistema Universidade Aberta do Brasil surgiu para expandir e interiorizar a oferta de cursos superiores por meio da educação a distância. O programa, iniciado em 2006, dispõe hoje de 291 pólos espalhados por todo o país, os quais oferecem 35 mil vagas em cursos de educação superior. Nos pólos, os alunos encontram a infra-estrutura necessária para as atividades presenciais, como laboratórios de informática, biblioteca e tutores.

Até o fim deste ano, a UAB vai abrir 40 mil vagas com a inauguração de outros 271 pólos. O número representa um aumento de 93% em relação a 2007 e mais de metade do caminho percorrido para alcançar a meta de 830 pólos até 2010.

Renata Chamarelli

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página