Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem ocorre em um mês; consulta aos locais de prova estará disponível a partir do dia 16
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Escola tem aula inaugural virtual

  • Terça-feira, 09 de dezembro de 2008, 11h00
  • Última atualização em Terça-feira, 09 de dezembro de 2008, 16h52

A Escola Técnica de Educação a Distância da Universidade Federal do Paraná (UFPR) promove nesta terça-feira, dia 9, às 19h, a aula inaugural dos dois primeiros cursos a distância no Programa Escola Técnica Aberta do Brasil (e-Tec Brasil). Serão oferecidas 6.480 vagas em gestão pública e secretariado. As aulas serão transmitidas ao vivo, via satélite. Após a transmissão, elas estarão disponíveis na internet, com slides, produções e entrevistas.

O formato das aulas é diferente. No estúdio estarão um conferencista e um professor, ligado via internet com todos os outros tutores nos 146 pólos. Assim, o aluno pode tirar dúvidas na hora. Se perder a aula, bastará o acesso ao ambiente virtual. Os 146 pólos dos dois novos cursos técnicos vão funcionar em escolas públicas, ociosas à noite, da rede estadual de 116 municípios carentes. O aluno, que precisará ir ao pólo uma vez por semana,  terá seis horas de tutoria e vai tirar as dúvidas pelo portal. “Teremos vários professores de plantão. O estudante pode fazer o tira-dúvidas de casa ou ir ao laboratório de informática da escola, onde estará o tutor”, explica José Carlos Ciccarino, coordenador-geral da Escola Técnica de Educação a Distância da UFPR. “Temos ainda uma rede de telefones 0800 que ele pode utilizar.”

Segundo Ciccarino, também coordenador do e-Tec Brasil no Paraná, há demanda para os cursos. Em todos os pólos que abriram matrículas, as vagas foram preenchidas rapidamente.

O processo seletivo dos pólos foi feito com base em análise de currículo e histórico escolar. Quem estudou em escola pública também teve preferência. “Em Curitiba, os pólos funcionam em escolas da periferia”, acrescenta Ciccarino. Até abril do ano que vem, a Escola Técnica da UFPR deve abrir mais cursos. Atualmente, ela oferece os cursos técnicos de radiologia, segurança do trabalho, vigilância em saúde, meio ambiente, gestão pública, secretariado, administração empresarial e contabilidade e o de tecnólogo em gestão pública, nas modalidades presencial e a distância.

A aula estará disponível no portal do e-Tec Brasil.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página