Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Novo equipamento multimídia facilita atividades na escola
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Programa e-ProInfo auxilia na inclusão social

  • Segunda-feira, 27 de junho de 2005, 13h16
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 11h45

O programa e-ProInfo, da Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) oferece facilidades de desenvolvimento de ações educativas a distância, possibilidades de compartilhamento de conteúdos e autonomia na administração do ambiente virtual de aprendizagem a entidades, órgãos do governo e instituições de ensino.

O e-ProInfo utiliza tecnologia baseada em internet, apoiada em soluções de software livre, com independência de requisitos para sistema operacional e banco de dados. Nele podem ser feitos cursos on-line, reuniões, projetos colaborativos com conteúdo personalizado e outras formas de apoio a distância ao processo de ensino-aprendizagem.

Os usuários do programa poderão interagir, ter acesso a informações e atividades organizados por áreas de conhecimento, utilizar ferramentas como tira-dúvidas, fórum, bate-papo, correio eletrônico, notícias, agenda, diário e biblioteca, além de estatísticas para acompanhamento de turmas e alunos. Os recursos podem ser acessados via internet.

O e-ProInfo auxilia na conclusão de estudos. Exemplo é a parceria entre a Seed e o Governo do Distrito Federal para a utilização do programa no projeto Educação Sem Fronteiras, lançado esta semana, que possibilitará aos brasilienses sem o ensino médio a continuidade dos estudos a distância.

Conceito – O secretário de Educação a Distância do MEC, Ronaldo Mota, diz que o e-Proinfo inova no conceito de implementação de ambiente de capacitação a distância para atender as demandas das instituições públicas de educação básica e superior e a preocupação com as estratégias aplicadas à capacitação de recursos humanos da administração pública.

Ao mesmo tempo, é inédita a posição do MEC de definir o uso gratuito do ambiente, no parque tecnológico do ministério, por órgãos públicos mediante assinatura de termo de parceria tecnológica e com a cessão do e-ProInfo às entidades. “A Seed demonstra preocupação com a economia dos recursos públicos, evitando gastos”, destacou. Os interessados em utilizar o e-Proinfo devem procurar a Seed pelo telefone (61) 2104-8151 ou endereço eletrônico. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página