Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Resultados da edição de 2012 estão disponíveis para consulta
Início do conteúdo da página
Educação a distância

E-ProInfo e Universidade Aberta são destaque na Reunião da SBPC

  • Sexta-feira, 15 de julho de 2005, 16h10
  • Última atualização em Segunda-feira, 14 de maio de 2007, 09h08

Em sintonia com a proposta da 57ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) de debater metas estratégicas para o desenvolvimento do país, o secretário de Educação a Distância, Ronaldo Mota, participará, no próximo dia 20, às 14h, do simpósio Educação a Distância: por uma universidade aberta. Durante o evento, que ocorre em Fortaleza entre os dias 17 e 22 de julho, a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC) também vai expor, no estande do Ministério da Educação, a plataforma e-ProInfo.

Segundo Ronaldo Mota, a discussão sobre educação a distância (EAD) na reunião da SBPC acontecerá em um momento muito especial. “Paralelo ao projeto da reforma do ensino superior, que trata a EAD de forma abrangente, existe a elaboração do decreto da educação a distância que contemplará a regulação dessa modalidade de ensino em seus diferentes níveis”, explica o secretário.

A discussão sobre a Universidade Aberta, acredita Ronaldo Mota, deve chamar atenção dos presentes à reunião da SBPC. “Nos eventos em que estive, esse tema tem gerado bastante interesse, devido à relevância do projeto.” Outra questão que o secretário pretende abordar é a implantação da TV Digital no Brasil. “A posição do MEC é de que a escolha do padrão seja compatível com nosso modelo de gestão educacional. Acima de questões comerciais, esse será o principal requisito para escolha entre os diferentes padrões internacionais”, afirma o secretário.

E-ProInfo - Quem visitar no estande do MEC na reunião da SBPC vai poder conhecer a plataforma e-ProInfo, um dos principais programas da Seed. O e-ProInfo oferece facilidades de desenvolvimento de ações educativas a distância, possibilidades de compartilhamento de conteúdos e autonomia na administração do ambiente virtual de aprendizagem a entidades, órgãos do governo e instituições de ensino.

A plataforma utiliza tecnologia baseada em internet, apoiada em soluções de software livre, com independência de requisitos para sistema operacional e banco de dados. Nela, podem ser feitos cursos on line, reuniões, projetos colaborativos com conteúdo personalizado e outras formas de apoio a distância ao processo de ensino-aprendizagem. (Assessoria de Imprensa Seed)

 

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página