Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Escola de Gestores finaliza primeiro módulo presencial
Início do conteúdo da página
Educação a distância

Escola de Gestores finaliza primeiro módulo presencial

  • Sexta-feira, 16 de setembro de 2005, 09h48
  • Última atualização em Segunda-feira, 04 de junho de 2007, 05h07

O programa-piloto da Escola de Gestores, parceria entre a Secretaria de Educação a Distância (Seed/MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC) e a Secretaria de Educação Básica (SEB/MEC), encerrou seu primeiro módulo presencial para capacitação de diretores de escolas públicas estaduais e municipais. O curso, com o ambiente e-ProInfo – desenvolvido pela Seed para educação a distância –, vai capacitar, até dezembro, 400 gestores em dez estados.

O primeiro módulo do curso teve carga horária de 16 horas e serviu para introduzir os alunos à plataforma e-ProInfo e a reflexões sobre gestão escolar. Diretores de escolas da Bahia, Ceará, Espírito Santo, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins elaboraram o perfil das escolas para auxiliá-los na compreensão dos problemas. Agora, os alunos iniciam o segundo módulo, sobre planejamento em curto prazo, análise de cenários e ações contextualizadas.

O treinamento foi realizado nos núcleos de tecnologia educacional (NTEs) situados nas capitais, entre 29 de agosto e 9 de setembro. As cerimônias de abertura contaram com a presença de secretários municipais e estaduais de educação. “Queremos que eles se apropriem da tecnologia na gestão e se preocupem mais com a questão pedagógica do que com os problemas administrativos”, diz Lia Sholze, coordenadora do programa.

Qualidade – A Escola de Gestores é um programa a distância de formação continuada e em serviço para diretores de escolas públicas. A idéia surgiu após avaliação do Inep. O dados comprovaram que a qualidade do ensino é conseqüência direta do desempenho da gestão escolar. O curso, em cinco módulos, terá duração de cem horas (44 horas em encontros presenciais e 56 horas a distância), com acompanhamento de tutores. Na modalidade a distância serão utilizadas metodologias como estudos individuais, discussões, pesquisa e elaboração de projeto de gestão escolar.

A capacitação permitirá aos diretores conviver com problemas do dia-a-dia e aplicar, na escola, o conhecimento adquirido no curso. Eles serão expostos a situações da escola e tentarão solucioná-las com sua experiência. “O objetivo é que desde o início do curso e da reflexão sobre a situação das escolas os diretores ponham em prática os conhecimentos”, diz Lia Sholze.

Para entrar no ambiente virtual da Escola de Gestores, os diretores utilizarão a página eletrônica do e-ProInfo. (Assessoria de Imprensa da Seed)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página