Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Capes oferta 66 mil novas vagas para formação de professores
Início do conteúdo da página
Educação a distância

UAB começa a funcionar em junho

  • Terça-feira, 21 de fevereiro de 2006, 08h35
  • Última atualização em Quinta-feira, 17 de maio de 2007, 10h23

O projeto-piloto do programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), instituído pelo Ministério da Educação, vai oferecer 3,5 mil vagas gratuitas, no curso de administração de empresas, em sete unidades da Federação. O número inicial de vagas pode triplicar porque mais oito estados também querem participar do programa.

As instituições federais têm até o dia 13 de abril para enviar propostas de criação de cursos a distância por meio da UAB. As universidades federais já contempladas com o projeto são: UnB (DF), UFPA (PA), UFCE (CE), UFSC (SC), UFRGS (RS), UFMA (MA) e UFMT (MT). Cada instituição vai oferecer 500 vagas e o processo seletivo dos alunos está previsto para começar em maio.

"O curso começa em junho. Na primeira semana do mês nós já teremos as universidades funcionando perfeitamente", disse Hélio Chaves Filho, diretor de Políticas para a Educação a Distância do MEC. Para atender essa demanda, o MEC firmou acordo de cooperação técnica com o Banco do Brasil e liberou recursos a cada uma das sete universidades federais que integram o projeto-piloto.

Adesão voluntária - Na primeira etapa, a UAB será formada a partir da adesão voluntária das universidades federais. Também participam os centros federais de educação tecnológica (Cefets), articulados e integrados com a rede de pólos de apoio presencial, criados e mantidos pelos municípios e estados.

Cada pólo poderá apoiar cursos a distância de diferentes instituições. Assim, o estudante não precisa morar na mesma cidade onde será instalada a sede da instituição consorciada, o que permitirá a interiorização do ensino superior.

Repórter: Sonia Jacinto

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página