Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Planilhas com resultados por escola já estão disponíveis
Início do conteúdo da página
Educação básica

São Paulo recebe evento sobre livro

  • Sexta-feira, 23 de maio de 2008, 13h13
  • Última atualização em Segunda-feira, 26 de maio de 2008, 15h03

Após a passagem por Roraima e Acre, a operação de monitoramento dos programas do livro didático chega a São Paulo, de 26 a 29 de maio. Realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o encontro envolverá audiências dos técnicos do fundo com autoridades da Secretaria Estadual de Educação e com representantes da União Nacional dos Dirigentes Municipais em Educação (Undime-SP). Haverá ainda visitas a escolas estaduais e municipais, palestras e capacitações.

Os objetivos do monitoramento são o controle da gestão dos livros pelas escolas, a troca de informações e a difusão de boas práticas quanto às ações de escolha, conservação, devolução e remanejamento das obras didáticas.

Segundo a coordenadora de produção e distribuição dos programas do livro do FNDE, Rosalia Sousa, os critérios para que um estado receba a visita do fundo envolvem denúncias de irregularidades e o interesse da própria secretaria de educação. “O estado tem de cumprir requisitos mínimos, como fornecer à nossa equipe apoio de equipamentos e pessoal, e oferecer uma agenda de reuniões técnicas e audiências com autoridades”, afirma.

Para Rosalia, que estará no monitoramento em São Paulo, o estado detém um dos maiores índices de inclusão digital entre as secretarias municipais de educação e as escolas. “Esse fato reforça a importância da capacitação no Siscort [Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica], ferramenta do FNDE com amplas possibilidades para o gerenciamento do livro”, diz.

Depois de São Paulo, será a vez de a Bahia receber o monitoramento, de 3 a 6 de junho. No segundo semestre, de acordo com a coordenadora geral dos programas do livro do FNDE, Sonia Schwartz, a ação estará voltada para o controle da qualidade do material didático produzido pelas editoras contratadas. “O papel dos nossos técnicos, nesse caso, é acompanhar a produção dos livros e assegurar as especificações técnicas definidas no edital”, explica Sonia.

Leandro Ferraz

A programação detalhada do evento está na página do FNDE.

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página