Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Programa para alunos estrangeiros terá reunião na Paraíba
Início do conteúdo da página
Educação básica

Técnicos recebem treinamento na Paraíba

  • Segunda-feira, 13 de outubro de 2008, 13h52
  • Última atualização em Segunda-feira, 13 de outubro de 2008, 15h26

Secretários e técnicos das secretarias de educação de 53 municípios da Paraíba participam desta terça-feira, 14, ao dia 17, em João Pessoa (PB), de um curso sobre gestão pedagógica e democrática, desenvolvimento gerencial e instrumentos de gestão. A formação corresponde à segunda parte do Programa de Fortalecimento Institucional das Secretarias Municipais de Educação do Semi-Árido (Proforti), dirigido aos municípios da região semi-árida.

O curso tem 30 horas presenciais e mais 96 horas de treinamento do servidor no seu local de trabalho. A formação em João Pessoa, que é a etapa presencial, será ministrada pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), uma das 15 universidades públicas, federais e estaduais, parceiras da Secretaria de Educação Básica (SEB) nesta atividade. Nas outras fases, os profissionais da UFPB vão aos municípios treinar os cursistas. De acordo com Evilen Campos, da equipe técnica do programa na SEB, cada secretaria municipal pode inscrever para a formação até 16 servidores, de forma a atender todas as áreas do curso.

O Proforti atende a municípios pequenos e pobres que precisam de assistência técnica para mudar os baixos índices de alfabetização de crianças e os altos índices de evasão escolar. Visa, ainda, contribuir para melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que é uma das 40 metas do Plano de Desenvolvimento da Educação, lançado em abril de 2007. Para participar do Proforti, além de ser pequeno e ficar no Semi-Árido, têm prioridade na seleção os municípios com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e aqueles que estão mais próximos ao pólo de uma universidade pública integrante do programa.

Dados do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) indicam que o Semi-Árido brasileiro abrange 11 estados que, juntos, têm uma população de 26,4 milhões de pessoas e, aproximadamente, 11 milhões de crianças e adolescentes.

Ionice Lorenzoni

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página