Indagações Curriculares: os cinco eixos
A temática da publicação Indagações Curriculares está dividida em
cinco eixos que são tratados em cadernos específicos elaborados por uma
equipe de especialistas, sob a coordenação da Secretaria de Educação
Básica do Ministério da Educação. Esse material foi distribuído às
escolas das redes públicas estaduais e municipais, a partir de dezembro
de 2008.
O documento propõe que o debate envolva os profissionais das escolas e
das secretarias de educação que devem formular e oferecer respostas
para cinco perguntas sobre o currículo: o que é; para que serve; a quem
se destina; como se constrói; e como se implementa?
Cada caderno trata de um eixo e apresenta a relação dos especialistas e
coordenadores que trabalharam na construção dos conteúdos:
Currículo e desenvolvimento humano – Texto elaborado por Elvira
Souza Lima, traz uma reflexão sobre o tema tendo como referência
conhecimentos de psicologia, neurociências, antropologia e lingüística.
O documento tem 56 páginas.
Educando e educadores: seus direitos e o currículo – É um
material construído por Miguel Gonzáles Arroyo, que ressalta a
importância do trabalho coletivo dos profissionais da educação na
construção de parâmetros de sua atividade. Material com 52 páginas.
Currículo, conhecimento e cultura – De Antônio Flávio Moreira e
Vera Maria Candau, apresenta elementos para reflexão sobre questões
consideradas significativas no desenvolvimento do currículo nas
escolas. Aborda a construção do conhecimento escolar como
característica da escola democrática, que reconhece a
multiculturalidade e a diversidade como elementos de construção do
processo ensino-aprendizagem. Texto com 48 páginas.
Diversidade e currículo – Conteúdo preparado por Nilma Lino
Gomes, apresenta reflexões colocadas por educadores nas escolas e em
encontros da categoria: que indagações a diversidade traz para o
currículo? Como a diversidade é pensada nos espaços sociais? Como lidar
de modo pedagógico com a diversidade? Texto com 48 páginas.
Currículo e avaliação – No caderno de Cláudia de Oliveira
Fernandes e Luiz Carlos Freitas, a avaliação é apresentada como uma das
atividades do processo pedagógico da escola. O texto faz considerações
sobre a avaliação da aprendizagem dos estudantes que ocorre na escola,
avaliação da escola e do sistema escolar. Material com 44 páginas.
A íntegra dos cadernos está disponível no Portal do Ministério da Educação.
Ionice Lorenzoni
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Currículo da educação básica em debate