Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Conheça as cinco competências cobradas na redação do Enem
Início do conteúdo da página
Educação básica

Instituto federal seleciona alunos para curso de verão nos EUA

  • Sexta-feira, 27 de março de 2009, 17h53
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de março de 2009, 17h59
Dois alunos dos institutos federais de educação, ciência e tecnologia de todo país serão selecionados para participar de um curso de verão em ciências no estado norte-americano de West Virgínia, de 1º a 25 de julho deste ano. O instituto federal de Goiás (IFG) será o responsável pelo processo de seleção dos inscritos.

O curso National Youth Science Camp é um programa intensivo de quatro semanas para jovens cientistas que tenham entre 16 e 18 anos e estejam cursando o ensino médio. Estudantes de outros países também estarão presentes. “Eles serão desafiados academicamente em uma série de palestras e estudos práticos, vão participar de inúmeras atividades esportivas ao ar livre, além de fazer amizades duradouras com pessoas de regiões mais diversas do planeta”, afirma o adido cultural da embaixada americana, David Hodge.

Cada instituto federal deverá indicar dois alunos e enviar as propostas ao IFG, que encaminhará a lista dos selecionados à embaixada dos Estados Unidos no Brasil para que sejam escolhidos os finalistas. A última etapa do processo é uma entrevista por telefone com os responsáveis pelo programa. Daí sairão os dois participantes brasileiros, que viajam com todas as despesas pagas pelo governo americano.

Para a seleção dos dois estudantes do IFG, a Diretoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão receberá as indicações de cada campus até o dia 15 de abril, sendo até quatro nomes de Goiânia e dois de cada um dos campi (Inhumas, Itumbiara, Jataí e Uruaçu). O diretor-geral de cada campus indicará os nomes. Os estudantes interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar na diretoria-geral do seu campus. Em Goiânia, o local de entrega é na diretoria da sede.

Inscrições – Os interessados têm até o dia 15 de abril para se inscrever. Para concorrer, o candidato deve estar cursando o ensino médio, ter entre 16 e 18 anos até a data da viagem, falar inglês fluentemente, apresentar um histórico escolar com notas altas, dentre outros pré-requisitos. A ficha de inscrição e outras informações podem ser encontradas na página eletrônica do instituto federal de Goiás.

Assessoria de Imprensa do IFG
X
Fim do conteúdo da página