Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Candidatos celebram tema da redação, que abordou o racismo no Brasil
Início do conteúdo da página
Educação básica

Alunos de 1º e 2º ano do ensino fundamental terão novos livros

  • Sexta-feira, 03 de abril de 2009, 10h54
  • Última atualização em Quinta-feira, 09 de abril de 2009, 06h40

Novos livros paradidáticos para o 1º e o 2º anos do ensino fundamental serão usados nas salas de aula das escolas públicas no ano que vem. Na quinta-feira, dia 2, foi divulgada a relação das obras complementares escolhidas para o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) de 2010.

Foram selecionadas 150 obras, que podem fazer parte de até cinco acervos diferentes, de acordo com o número de alunos de cada escola. Os livros, de natureza mais literária, são complementares aos didáticos e abordam as diversas áreas do conhecimento — língua portuguesa, matemática, ciências naturais, história, geografia e artes.

As 1.077 obras inscritas foram avaliadas em duas etapas. Na primeira, especialistas em linguagem e educação fizeram a análise de cada título. Em seguida, especialistas de cada área aferiram a adequação conceitual e terminológica quanto aos conteúdos específicos.

De acordo com o diretor de políticas de formação, materiais didáticos e tecnologias da Secretaria de Educação Básica (SEB), Marcelo Soares, a escolha de novos livros paradidáticos para os dois primeiros anos dessa etapa de ensino é mais um esforço para implementar adequadamente o ensino fundamental de nove anos. “É imprescindível ter programas e ações que incentivem a leitura desde os anos iniciais”, explica.

A relação das obras complementares consta da Portaria do Ministério da Educação nº 312, do dia 1º de abril, publicada no Diário Oficial da União na quinta-feira, dia 2.  

Letícia Tancredi

*Republicada com alteração de informações


X
Fim do conteúdo da página