Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página
Educação básica

Docentes mineiros e piauienses começarão cursos de formação

  • Sexta-feira, 19 de novembro de 2010, 18h12
  • Última atualização em Sexta-feira, 19 de novembro de 2010, 18h12
Municípios de Minas Gerais e Piauí terão cursos de formação continuada para professores de português e matemática dos anos finais (sexto ao nono) do ensino fundamental de escolas públicas.

Para atender à demanda nos dois estados, três universidades federais iniciam os cursos de formação para tutores, que, sob a orientação das universidades, serão os responsáveis pela formação dos professores.

De 20 a 26 de novembro, a Universidade de Brasília (UnB), que atenderá os municípios do Piauí, realiza atividades de formação no Real Palace Hotel, em Teresina.

Na mesma data, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), que atenderá 13 municípios mineiros, oferece o curso para tutores, no Colégio de Aplicação João XXIII, localizado no bairro Santa Helena, em Juiz de Fora.

E de 23 a 27 de novembro, a Universidade Federal de Uberlândia (UFU), que atenderá 20 cidades de Minas Gerais, fará a capacitação no Hotel Minas Brasil, em Montes Claros. O horário de funcionamento de cada um dos cursos é de 8h às 12h e de 14h às 18h.

Os cursos, oferecidos pelo programa Gestão da Aprendizagem Escolar (Gestar II), da Secretaria de Educação Básica (SEB) do Ministério da Educação, foram solicitados pelos municípios, via Plano de Ações Articuladas (PAR).

A indicação do tutor é feita pela secretaria municipal de educação. Caso ele não participe dos cursos, o município que o indicou será excluído do programa. A carga horária total da formação para tutores do Gestar II é de 300 horas, sendo 196 a distância e 104 presenciais.

Assessoria de Imprensa da SEB

X
Fim do conteúdo da página