Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Enem 2017 oferece novos recursos para alunos surdos
Início do conteúdo da página
Alfabetização

Entrega de questionários deve ser feita até 22 de dezembro

  • Segunda-feira, 01 de dezembro de 2014, 11h16
  • Última atualização em Segunda-feira, 01 de dezembro de 2014, 11h16

Os diretores de escolas e professores das turmas que participam da aplicação da Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) devem preencher questionários contextuais até 22 de dezembro próximo. Com o levantamento, são coletadas informações sobre gestão escolar, formação docente, infraestrutura e organização pedagógica.

Os dados, que permitem verificar as condições de oferta de ensino, serão usados na produção de indicadores contextuais. No preenchimento on-line, o diretor deve usar as informações do sistema Educacenso para ter acesso ao sistema Fatores Associados da Educação Básica (Faeb). Depois, cadastrar os professores do terceiro ano do ensino fundamental da escola que dirige. Após o cadastro, o diretor pode responder ao questionário. Se não tiver senha ou estiver há pouco tempo no cargo, deve usar a opção Pré-Cadastro e seguir os passos informados pelo sistema.

Os professores receberão a confirmação de cadastro por mensagem eletrônica. Em seguida, responderão ao respectivo questionário on-line. Em caso de dúvidas, podem entrar em contato pelo endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

A ANA, avaliação censitária e anual aplicada a alunos do terceiro ano do ensino fundamental das escolas públicas, tem como objetivo principal aferir os níveis de alfabetização e de letramento dos estudantes em língua portuguesa e matemática.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep

Assunto(s): avaliação , ANA , questionário
X
Fim do conteúdo da página