Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Secretário de Educação Superior recebe calouros da UFBA
Início do conteúdo da página
Certificação

Inscrições para as provas no exterior estão abertas até abril

  • Sexta-feira, 27 de março de 2015, 18h20
  • Última atualização em Sexta-feira, 27 de março de 2015, 18h20

Brasileiros residentes no exterior podem fazer a inscrição para o Exame Nacional de Certificação de Competências (Encceja) de 2015 a partir desta sexta-feira, 27. Na segunda-feira, 30, será aberto o cadastro para o registro de pessoas privadas de liberdade (Encceja PPL) no Japão. Em ambos os casos, o prazo vai até 15 de abril próximo. O exame é destinado àqueles que não puderam concluir os estudos na idade apropriada.

Organizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep), o Encceja no exterior terá provas em Ota, Hamamatsu e Nagoia, no Japão. Na Europa, o exame será realizado em Portugal, Bélgica, Espanha, Reino Unido e Suíça. Nas Américas do Sul e do Norte, os inscritos farão as provas na Guiana Francesa e nos Estados Unidos, respectivamente. A aplicação do exame nesses países será realizada pelas representações diplomáticas brasileiras, em parceria com o Inep.

As datas de realização das provas variam conforme a etapa da educação básica. Para o ensino fundamental, em 30 de maio, nos turnos matutino e vespertino. Para o ensino médio, em 31 de maio, também de manhã e à tarde.

Para concorrer ao certificado de conclusão do ensino fundamental, o candidato deve ter no mínimo 15 anos completos na data de realização das provas. Quem pretende obter o certificado do ensino médio deve ter a idade mínima de 18 anos completos. Aqueles que já participaram de edições anteriores (2011, 2013 ou 2014) devem informar o número do passaporte para fins de certificação.
Os gabaritos das questões objetivas serão divulgados na página do Inep na internet até o décimo dia útil seguinte ao dia de realização do exame.

PPL — A inscrição dos submetidos a penas privativas de liberdade no Japão ficará a cargo do responsável no Consulado-Geral, em Tóquio. O período para cadastramento no sistema vai do dia 30 próximo até 15 de abril, por meio eletrônico. As provas do PPL serão realizadas de 1º a 12 de junho próximo, em unidades prisionais da jurisdição do Consulado-Geral em Tóquio.

Mais informações sobre o Encceja no exterior e para os privados de liberdade no Edital do Inep nº 3, de 25 de março de 2015, publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 26.

As inscrições devem ser feitas na página do exame na internet.

Assessoria de Comunicação Social com informações do Inep

X
Fim do conteúdo da página