Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Presidente Temer e ministro da Educação, Mendonça Filho, anunciam aumento de recursos para merenda escolar
Início do conteúdo da página
Educação básica

Colégio Pedro II inova aulas de geografia com uso de videogame

  • Terça-feira, 14 de julho de 2015, 11h17
  • Última atualização em Terça-feira, 14 de julho de 2015, 11h17

O projeto NuGame permite a pesquisa de métodos para adoção de jogos comerciais nas aulas de geografia (ilustração: Mário Afonso/MEC)Dois professores de geografia desenvolvem experiência inovadora com os alunos dos 8º e do 9º anos do ensino fundamental do Colégio Pedro II. É o Núcleo de Game, Atividade e Metodologia de Ensino (NuGame), que pesquisa formas de usar videogames para o ensino. A experiência conta com 14 alunos, em atividades extraclasse.

Criado pelos professores Marcos Lima e Rafael Andrade, do campus São Cristóvão II, na Zona Norte do Rio de Janeiro, o NuGame tem entre as propostas contestar as teses contrárias ao uso de jogos nas escolas e permitir a aplicação dos videogames no ensino de geografia.

Lima destaca que o projeto permite a pesquisa de métodos para adoção de jogos comerciais nas aulas. “Nossa proposta é trabalhar a geografia a partir de jogos como GTA, Assassins Creed, Minecraft e Street Fighter, em três linhas de pesquisa que abrangem história, organização das cidades e cenários geográficos”, explica.

Para o professor, o objetivo é levar uma atividade comum aos estudantes — jogar videogame — para a sala de aula. “Sou da geração que cresceu com videogames e sempre usei os jogos como exemplo para ilustrar alguns dos conteúdos trabalhados em sala”, afirma.

O NuGame é uma parceria com o Departamento de Geografia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), onde Lima é doutorando, com uma linha de pesquisa sobre videogames e sua utilização como ferramentas de ensino.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página