Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Federação de taekwondo oferece apoio para formar instrutores
Início do conteúdo da página
Educação básica

Olimpíada paulista de física abre inscrições

  • Sexta-feira, 03 de junho de 2005, 13h59
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 10h33

A partir do próximo dia 13, estudantes do ensino fundamental e médio de escolas públicas e particulares podem fazer a inscrição para participar da Olimpíada Paulista de Física (OPF-2005). O prazo vai até o dia 30. A olimpíada, que tem o objetivo de despertar o interesse dos jovens pela ciência, é um programa permanente da Associação Paulista de Professores de Física (Aprofi), em parceria com o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e com o Instituto de Física da Universidade de São Paulo.

Podem participar da OPF alunos a partir da quinta série do ensino fundamental. Eles serão submetidos a provas sobre temas relacionados a física, astronomia, geociências e ciências atmosféricas.

Numa primeira fase, regional, a prova será realizada em 3 de setembro em 60 locais diferentes do estado de São Paulo. Na segunda, em 30 de outubro, de caráter estadual, os exames ocorrerão no campus da USP, em São Carlos, e no ITA em São José dos Campos.

O aluno deve procurar seu professor de ciências ou de física para pedir a inscrição. Há um limite máximo de 20 estudantes do ensino fundamental e de 15 do médio, por escola. As inscrições, gratuitas, devem ser feitas na página eletrônica da Aprofi.

Caso a escola não participe oficialmente, o aluno pode se inscrever individualmente, respeitado o limite por instituição de ensino. Nesse caso, valerá a ordem de chegada.

Premiação — Os melhores da olimpíada serão premiados com medalhas, certificados, livros, convites e bolsas de estudo para a Escola Avançada de Física da USP e para o ITA. Os dois melhores do ensino médio poderão participar da International Summer School for Young Physicists, na Universidade de Waterloo, em Ontário, Canadá. No ano passado, cerca de 16 mil estudantes participaram da OPF.

Mais informações pelo telefone (11) 4099-1081 e no endereço eletrônico O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo..

Repórter: Sonia Jacinto, com informações da assessoria de imprensa da Aprofi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página