Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Professora cria projeto de valorização da mulher e leva prêmios para escola do DF
Início do conteúdo da página
Educação básica

Mercadante participa de 10º Encontro de Prefeitos no ES

  • Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, 17h36
  • Última atualização em Sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016, 18h36

Durante a manhã desta sexta, 26, ministro falou no 10º Encontro dos Prefeitos do ES. (ACS/MEC)“A única chance que temos de reduzir a desigualdade é a escola”, afirmou o ministro da educação, Aloizio Mercadante, nesta sexta-feira, 26, em reunião com dirigentes municipais do Espírito Santo no 10º Encontro de Prefeitos. O evento teve a participação do presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Idilvan Alencar, e da senadora Rose de Freitas.

O 10º Encontro de Prefeitos tem como objetivo estreitar ainda mais a parceria do Ministério da Educação com os municípios para melhoria da qualidade da educação básica. Na reunião, Mercadante apresentou o novo ciclo do Plano de Ação Articulada (PAR) e também para o dia da mobilização nacional da Educação no combate ao zika vírus.  A campanha teve sua primeira ação no último dia 19.

O ministro destacou o papel dos municípios na oferta de educação infantil, que no Espírito Santo atende 166 mil crianças. “Nós temos que trabalhar com muito empenho para tentar cumprir uma meta que é muito difícil e colocar todas as crianças de quatro e cinco anos na pré-escola neste ano”, afirmou. “Avançamos de forma espetacular na educação infantil nos últimos dez anos, mas faltam ainda em torno de 600 mil crianças do Brasil”.

Mercadante ressaltou a importância da educação infantil como uma das formas de diminuir as desigualdades sociais e educacionais. “A educação infantil não é apenas uma forma de beneficiar a mãe, para que ela possa trabalhar e deixar a criança no lugar adequado, porque de 0 a 3 anos são decisivos para tudo que ela quer ser. Os estímulos pedagógicos, as cores, a música, a fala, a escrita e as brincadeiras são fundamentais para o desenvolvimento da criança. Esse momento de descoberta é muito importante para a criança”, concluiu o ministro.

Base Nacional Comum Curricular – Mercadante também convocou os dirigentes municipais de educação para participarem da elaboração da Base Nacional Comum Curricular, que recebe contribuições até o dia 15 de março. “Nós estamos concluindo a elaboração do essencial do currículo para que qualquer estudante, em qualquer série, tenha os mesmos direitos de aprendizagem no Brasil. Ele tem que ter a garantia que qualquer escola que ele entre tenha o mesmo direito de aprendizagem”, afirmou.

Antes do encontro com os prefeitos, o ministro se reuniu com movimentos sociais da região e representantes dos trabalhadores da educação do Espírito Santo.

FNDE – No 10º Encontro de Prefeitos, o presidente do FNDE, Idilvan Alencar, apresentou o FNDE Soluções Locais, nova diretriz de gestão do FNDE para facilitar a comunicação com os estados e municípios. "No dia a dia dos órgãos, em geral, trabalhamos com resoluções, normas e todo o tipo de normativos burocráticos. Mas essa não deve ser a única forma de comunicação. A relação entre os entes federativos precisa ser cada vez mais simplificada. É aí que entra o papel do FNDE Soluções Locais, para destravar os processos na hora", explicou Alencar.

Além do atendimento individualizado, a equipe técnica do FNDE também dá palestras e oficinas sobre os assuntos mais demandados pelos gestores: prestação de contas e o Plano de Ações Articuladas (PAR). Entre outros temas atendidos estão o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e as obras - escolas, creches, construção e cobertura de quadras poliesportivas.

De março de 2015 até agora, já foram realizados mais de 6,5 mil atendimentos em 25 estados de todas as regiões brasileiras.

Assessoria de Comunicação Social com informações do FNDE

Escute:

X
Fim do conteúdo da página