Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Inep capacita novos docentes para Banco de Avaliadores
Início do conteúdo da página
Educação básica

Literatura comparada tem encontro no Rio

  • Quarta-feira, 06 de julho de 2005, 10h59
  • Última atualização em Sexta-feira, 11 de maio de 2007, 12h21

A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) sediará, a partir desta quinta-feira, 7, até sábado, 9, o Encontro Regional da Associação Brasileira de Literatura Comparada (Abralic), que terá o tema Sentidos dos Lugares: o Local, o Regional, o Nacional, o Internacional, o Planetário. Além da Uerj, participam da organização do encontro a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

A diretoria da Abralic é a organizadora do evento, que terá a participação de professores e pesquisadores de todo o Brasil, da América do Norte, da América Latina e da Europa.

A Abralic é considerada a maior e mais antiga instituição do gênero na América Latina. Congrega professores e pesquisadores de literatura e cultura de todo o país. “A escolha do tema valoriza o significado que temos no espaço e tempo que ocupamos no dia-a-dia”, disse o coordenador do encontro, professor José Luiz Jobim, da Uerj. Segundo ele, as percepções do local, do global e da cidadania em todo o mundo enriquecem reflexões individuais sobre atitudes e comportamentos. “Nosso comportamento, nas mínimas manifestações, contribui para a emergência de um ambiente com qualidade para possibilitar a melhoria dos níveis de qualidade de vida das populações”, disse Jobim.

Participarão das mesas-redondas os pesquisadores Ana Pizarro (Universidade de Santiago, Chile), Benjamin Abdalla Júnior (USP), George Yudice (Universidade de Nova Iorque), Gilda Bittencourt (UFRGS), Hans Ulrich Gumbrecht (Stanford University), Laura Padilha (UFF), Luiz Costa Lima (Uerj), Marisa Lajolo (Unicamp), Pablo Rocca (Universidad de la República, Uruguai), Pierre Rivas (Universitade de Paris), Regina Zilberman (PUC-RS), Reinaldo Martiniano Marques (UFMG) e Renato Cordeiro Gomes (PUC-RJ), dentre outros.

O encontro é preparatório do 10º Congresso Nacional da Abralic, a ser realizado em 2006. As sessões serão realizadas das 8h às 18h, no Instituto de Letras da UERJ, no Rio de Janeiro.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 2587-7313 e na página eletrônica.

Repórter: José Leitão

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página