Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Encerra-se o prazo para coleta de dados da segunda etapa
Início do conteúdo da página
Educação básica

Resultado final da olimpíada de matemática será divulgado hoje

  • Segunda-feira, 21 de novembro de 2005, 08h52
  • Última atualização em Quarta-feira, 16 de maio de 2007, 09h24

Os ministros da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, e da Educação, Fernando Haddad, anunciam, nesta terça-feira, 22, o resultado final da 1ª Olimpíada de Matemática das Escolas Públicas (Obmep), em uma entrevista coletiva, às 11h30, na Sala de Atos, no 9º andar do MEC, em Brasília. Promovida pelos dois ministérios, a competição contou com 10,5 milhões de alunos na primeira fase e mais de 400 mil estudantes foram selecionados para a segunda etapa, realizada em outubro.

Com o tema Somando Novos Talentos para o Brasil, a Olimpíada tem o objetivo de estimular o estudo de Matemática e identificar jovens talentos, proporcionando a eles novos caminhos nas áreas científica e tecnológica. A iniciativa é inédita porque é exclusivamente voltada para as escolas públicas e aproxima aluno e professor, que treinarão juntos para a competição. Os professores cumprem papel fundamental ao incentivar, acompanhar e preparar os alunos para o desenvolvimento de habilidades e métodos de pensamento e de trabalho.

Prêmios – Um total de 1.110 medalhas nas categorias ouro, prata e bronze, certificados de menção honrosa e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), vinculado ao MCT, serão oferecidas aos alunos vencedores.

Os professores dos 100 melhores alunos ganharão estágio de 15 dias no Impa. Dentro dessa centena, as escolas dos 27 alunos com melhor classificação, uma por estado, ganharão laboratórios de computação e certificados de mérito nacional. As 73 escolas seguintes que obtiverem a maior pontuação dentre as municipais, estaduais e federais, independentemente da sua unidade federativa, receberão certificado de mérito nacional.

A premiação dos municípios está vinculada diretamente à premiação de seus alunos e aos pontos obtidos por eles. Os municípios vencedores de cada região ganharão, ainda, quadras de esportes, patrocinadas pelo Ministério do Esporte.

A lista com o resultado final estará disponível na página eletrônica da OBMEP. (Assessoria de Comunicação do MCT)

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página