Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Mais resultados do Encceja 2018 serão divulgados em fevereiro
Início do conteúdo da página
Educação básica

Mais resultados do Encceja 2018 serão divulgados em fevereiro

  • Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, 19h06
  • Última atualização em Sexta-feira, 25 de janeiro de 2019, 19h10

Os resultados individuais do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) – referentes ao Encceja Exterior Regular, Encceja Exterior PPL (pessoas privadas de liberdade) e Encceja Nacional PPL – serão divulgados na primeira semana de fevereiro. Nessa divulgação serão liberadas apenas as notas do Ensino Médio. Os resultados do Ensino Fundamental estão previstos para o final de fevereiro. Em novembro e em dezembro de 2018, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou os resultados individuais do Encceja Nacional Regular. A divulgação antecipada dos resultados desse grupo de participantes visa permitir que aqueles que obtiveram o certificado do Ensino Médio via Encceja tenham a oportunidade de concorrer às vagas do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e do Programa Universidade para Todos (Prouni) em 2019.

Quem obteve a nota mínima exigida em todas as quatro áreas de conhecimento e na redação deve se dirigir às Secretarias Estaduais de Educação e dos Institutos Federais de Educação Ciência e Tecnologia, escolhida durante a inscrição, para solicitar o certificado. Aqueles que obtiveram a nota mínima apenas em algumas áreas de conhecimento também devem procurar as secretarias para solicitar a declaração parcial de proficiência. Com a declaração o participante fica liberado de repetir as provas da mesma área de conhecimento em futuras edições do Encceja. Ou, caso complete as declarações nas quatro áreas, já pode solicitar o certificado.

Encceja – Criado em 2002 para aferir competências, habilidades e saberes de jovens e adultos que não concluíram o Ensino Fundamental ou o Ensino Médio na idade adequada, o exame voltou a certificar o Ensino Médio em 2017. O Encceja é aplicado pelo Inep, mas a emissão dos documentos certificadores (certificado e declaração de proficiência) é responsabilidade das Secretarias Estaduais de Educação e Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que firmaram Termo de Adesão ao Encceja.

Assessoria de Comunicação Social

X
Fim do conteúdo da página