Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Política Nacional de Alfabetização é marco para a educação brasileira
Início do conteúdo da página
Censo Escolar

Inep realiza terceiro pré-teste para revisão dos formulários

  • Sexta-feira, 22 de março de 2019, 16h06
  • Última atualização em Sexta-feira, 22 de março de 2019, 16h06

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) realiza, entre 20 de março e 5 de abril, o terceiro pré-teste do projeto de revisão dos formulários do Censo Escolar, que avalia alterações ou inclusões no instrumento de coleta de dados da pesquisa estatística. O objetivo principal é avaliar a consistência e os conceitos dos novos campos dos formulários. Cada item deve ser capaz de coletar e medir o que se espera dele, assim como avaliar. O pré-teste também avalia a existência da informação e da documentação comprobatória, e a compreensão dos fatos por parte dos informantes. O pré-teste é on-line e direcionado às secretarias de educação e escolas.

O projeto de revisão dos formulários vem sendo realizado desde 2016. Para o ciclo de revisão 2016-2020, por exemplo, já ocorreram dois pré-testes que levaram a mudanças no formulário do Censo Escolar 2019. O terceiro pré-teste se dedica a algumas questões residuais e a novas demandas que visam atender à necessidade por informações importantes para subsidiar políticas públicas de educação.

O terceiro pré-teste já foi realizado na modalidade presencial junto a uma amostra de secretarias estaduais de educação, entre 18 de fevereiro e 15 de março. Já o pré-teste on-line comtempla dois perfis de respondentes: secretarias de educação e escolas. A definição da amostra de secretarias de educação considerou todos os estados e municípios capitais, além de outros municípios escolhidos a partir de características específicas das escolas selecionadas no respectivo sistema de ensino, assim como um grupo de comparação que não tem características para declarar aquela informação.

Censo – Principal instrumento de coleta de informações da educação básica e o mais importante levantamento estatístico educacional brasileiro na área, o Censo Escolar é coordenado pelo Inep e realizado em colaboração com as secretarias estaduais e municipais de educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. O levantamento abrange as diferentes etapas e modalidades da educação básica e profissional. O Censo Escolar é indispensável para acompanhamento da efetividade das políticas públicas.

Assessoria de Comunicação Social, com informações do Inep  

 

X
Fim do conteúdo da página