Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Universidade pública continua gratuita, garante o ministro
Início do conteúdo da página
Educação básica

Educação básica terá conferência em abril

  • Terça-feira, 26 de fevereiro de 2008, 14h00
  • Última atualização em Quarta-feira, 27 de fevereiro de 2008, 13h52

A comissão que coordena a 1ª Conferência Nacional da Educação Básica se reuniu nesta terça-feira, 26, para acertar alguns dos últimos detalhes antes da conferência, que ocorre dos dias 14 a 18 de abril, em Brasília. A última reunião ordinária do grupo, antes do evento, será no dia 26 de março.

O encontro desta terça teve como objetivo a conclusão do documento-base que norteará as discussões na conferência. O texto foi construído em conjunto com estados e municípios e contém temas centrais relativos à educação e propostas para a melhoria do ensino. O documento será entregue aos delegados da conferência – gestores, representantes de trabalhadores em educação pública e privada, pais, estudantes e conselheiros – para que se preparem para as discussões de abril.

A reunião também serviu para a definição dos cerca de 100 palestrantes da conferência. Serão cinco mesas gerais, que debaterão cinco eixos temáticos: os desafios da construção de um sistema nacional articulado de educação; democratização da gestão e qualidade social da educação básica; construção do regime de colaboração entre os sistemas de ensino, tendo como um dos instrumentos o financiamento da educação; inclusão e diversidade na educação básica; formação e valorização profissional. Além disso, haverá 32 palestras com três oradores cada.

“A conferência vai proporcionar um grande debate sobre a educação básica, graças à mobilização da população e à disponibilidade dos gestores em educação”, afirma o secretário executivo adjunto do Ministério da Educação, Francisco das Chagas.

Letícia Tancredi

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página