Portal do Governo Brasileiro
Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Todas as notícias > Em contagem regressiva para dia da emissão, MEC lança o portal da carteirinha digital
Início do conteúdo da página
Educação superior

Cooperação internacional é tema de reunião

  • Sexta-feira, 20 de junho de 2008, 11h24
  • Última atualização em Segunda-feira, 23 de junho de 2008, 11h47

Experiências de pesquisas e cursos internacionais desenvolvidos na América Latina serão os temas discutidos na 4ª Reunião da Comissão de Implantação (CI) da Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de junho, em Foz do Iguaçu, no Paraná.

Representantes de universidades, centros educativos e instituições do Brasil, Uruguai, Paraguai e México estarão reunidos com os membros da comissão para uma oficina sobre diferentes programas de cooperação aplicados nos respectivos países. A Comissão de Implantação da Unila é formada por 13 especialistas em educação superior e integração regional, e reúne-se mensalmente para debater e definir o projeto institucional e curricular da futura universidade.

A oficina para os especialistas ocorrerá na terça-feira, 24, durante todo o dia. A diretora do Núcleo de Altos Estudos da Amazônia (Naea), professora Edna Castro, apresentará a Instituição de Pós-Graduação, vinculada à Universidade Federal do Pará, que há mais de três décadas desenvolve projetos de pesquisas interdisciplinares sobre a Pan-Amazônia, em parceria com outros países. A palestra será seguida pela experiência do curso internacional em sociologia da Universidad de La República — Uruguay  (UdelaR), abordada pelo professor da mesma universidade e membro da CI Unila, Gerónimo de Sierra. À tarde, representantes do Centro de Saberes e Cuidados da Bacia do Prata, que reúne especialistas latino-americanos, falarão sobre o projeto socioambiental. No encerramento, o coordenador brasileiro do Centro Internacional de Hidroinformática, Cícero Bley Jr., abordará a parceria entre Itaipu/PTI e o Programa Hidrológico Internacional da Unesco.

Proposta — O projeto da Universidade Federal da Integração Latino-Americana propõe a criação de uma instituição bilíngüe (português/espanhol), com sede em Foz do Iguaçu, destinada à integração e ao desenvolvimento regional do continente. A proposta foi apresentada recentemente pelo presidente da CI Unila, professor Hélgio Trindade, aos representantes do Parlamento do Mercosul, durante as comemorações dos 90 anos da reforma de Córdoba, na Argentina.

O evento ocorre no Parque Tecnológico de Itaipu (PTI), em Foz do Iguaçu. Mais informações pelo telefone (55) 8142-3237.

Assessoria de Comunicação da Unila

Assunto(s): mec , notícias , jonalismo , matérias
X
Fim do conteúdo da página